Prefeitura de Manaus realiza reunião familiar na Fundação Doutor Thomas

25/11/2023 17h16

Grupos de pessoas sentadas lado a lado durante reunião familiar
#paratodosverem Idosos da FDT e familiares sentados lado a lado durante reunião

A Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação de Apoio ao Idoso Dr. Thomas (FDT), realizou, na tarde deste sábado, 25/11, a terceira reunião familiar do ano, para familiares de idosos institucionalizados no Programa de Longa Permanência – ILPI, na sede da instituição, localizada na rua Doutor Thomas, nº 798, bairro Nossa Senhora das Graças, zona Centro-Sul.

Com a presença de 70 famílias, a reunião familiar, realizada pela equipe do Serviço Social, acontece três vezes ao ano e tem como objetivo prevenir o rompimento dos vínculos familiares e garantir o direito à convivência familiar.

Com 153 idosos institucionalizados, o Programa de Longa Permanência, desenvolvido pela FDT, é uma ação permanente, que presta assistência em caráter residencial à pessoa idosa em risco social, sem vínculo familiar ou com vínculo, cuja família seja carente de recursos financeiros ou que tenha sido vítima de violência. A FDT é a única instituição de longa permanência para idosos nos três graus de dependência em Manaus e a única pública da região Norte.

A diretora-presidente da FDT, Martha Moutinho, enfatizou que a ILPI, preconiza o que determina o Estatuto da Pessoa Idosa, mas, salienta a importância do idoso ser cuidado com dignidade e carinho pela família.

“A Instituição de Longa Permanência, a ILPI, presta assistência em caráter residencial à pessoa idosa em risco social, sem vínculo familiar ou com vínculo, cuja família seja carente de recursos financeiros ou que tenha sido vítima de violência, cumprindo o que preconiza o Estatuto da Pessoa Idosa, mas nosso trabalho vai muito além, é trabalhar a importância de uma base familiar saudável e, tentar  amenizar essa demanda gigantesca que vem com o resultado de famílias disfuncionais e, mostrar a importância da pessoa idosa envelhecer com dignidade e acolhimento familiar”, explica Martha.

A gerente do Serviço Social, Michele Falcão, reforçou o papel crucial de reunir os familiares dos idosos institucionalizados.

“As reuniões familiares são importantes, porque favorecem o contato da família com o idoso. Essa rede de suporte da família contribui para que o idoso tenha uma melhor qualidade de vida, se sinta pertencente ao seu ambiente familiar. Esses encontros fazem também com que o idoso e a família permaneçam unidos nos laços afetivos. A família continua participando de suas responsabilidades parentais, sabendo da vida cotidiana. Esse contato, com certeza, favorece resultados positivos para a saúde da pessoa idosa e estende seus anos de vida”, concluiu Michele.

Texto – Fábia Lima / FDT

Fotos – Junior Menezes / FDT