Prefeitura de Manaus realiza prestação de conta do Fundo Municipal dos Direitos do Idoso

29/02/2024 13h54

Reunião anual
#paratodosverem – Servidores da FDT e CMI durante reunião anual de prestação de contas do exercício de 2023 do Fundo Municipal dos Direitos do Idoso (FMDI)

A Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Dr. Thomas (FDT), realizou, na manhã desta quinta-feira, 29/2, a reunião anual de prestação de contas do exercício de 2023 do Fundo Municipal dos Direitos do Idoso (FMDI) para a equipe fiscalizadora do Conselho Municipal do Idoso (CMI), na sede do órgão, localizado no bairro Parque 10 de Novembro, no conjunto Castelo Branco, zona Centro-Sul.

O objetivo da reunião foi apresentar ao Conselho Municipal do Idoso a prestação de contas anual de 2023 do Fundo Municipal do idoso (FMDI). O fundo é um instrumento de captação, repasse e aplicação de recursos destinados a proporcionar suporte financeiro para a implantação, manutenção e desenvolvimento de planos, programas, projetos e ações voltadas aos idosos no município de Manaus.

A diretora-presidente da FDT, Martha Moutinho explica a importância de prestar contas ao Conselho Municipal do Idoso (CMI).

“Compreendemos a importância da prestação de contas. É por intermédio desse compromisso que demonstramos nosso respeito pela pessoa idosa da nossa cidade. A FDT sempre prezou em manter essa transparência em todas as nossas ações, assegurando a eficácia e a destinação adequada de cada recurso”, explica Martha.

Durante a reunião, a equipe técnica da FDT, composta pelo assistente administrativo Nelson Nazareno e o contador Júnior Melo, apresentou toda gestão orçamentária, financeira e patrimonial do Fundo Municipal do Idoso do exercício de 2023, com aprovação unânime dos 14 conselheiros presentes.

O assessor financeiro e contábil, Júnior Melo, responsável técnico pela prestação de contas da fundação, destaca que a reunião com os conselheiros é um momento de prestação de contas e tirar dúvidas do colegiado.

“Participo ativamente na prestação de contas desde a criação do Fundo Municipal do Idoso em 2011. As reuniões são fundamentais para garantir transparência e esclarecer eventuais dúvidas que possam ter entre ambas as partes, fortalecendo assim nossa parceria com o Conselho Municipal do Idoso”, ressalta Júnior.

Conselho Municipal do Idoso

O Conselho Municipal do Idoso (CMI) foi criado pela Lei nº 628, de 8 de novembro de 2001. É um órgão colegiado de caráter consultivo, deliberativo e controlador da política de defesa dos direitos do idoso, vinculado à Fundação Dr. Thomas, responsável pela coordenação e execução da política municipal de defesa dos direitos do idoso.

A presidente do Conselho Municipal do Idoso, Clélia Maia, ressaltou o compromisso do órgão é garantir os direitos e o bem-estar dos idosos de Manaus.

“Neste ano, o conselho pretende realizar um trabalho junto às instituições e todos os segmentos da pessoa idosa, incluindo visitas a essas instituições por meio de um programa de valorização dos idosos nas escolas. O objetivo é sensibilizar crianças, adolescentes e adultos sobre a importância de valorizar e cuidar dos idosos, destacando que envelhecer é um destino compartilhado por todos”, concluiu Clélia.

Texto – Luna Bernardes / FDT

Foto – Luna Bernardes / FDT