Conselho de Saúde de Manaus define nova data para a 17ª Semana do Controle Social

27/09/2023 17h43

Na 9ª Assembleia Geral Ordinária do ano de 2023, realizada na manhã desta quarta-feira, 27/9, no auditório do Complexo de Saúde Oeste, bairro da Paz, a plenária do Conselho Municipal de Saúde (CMS/Manaus) definiu a data para realização da 17ª Semana do Controle Social.

O evento, que também vai marcar as comemorações do 32º aniversário do CMS/Manaus, é realizado anualmente com o objetivo de fortalecer o controle social no Sistema Único de Saúde (SUS), reunindo conselheiros municipais e locais de saúde.

Durante a Assembleia, o presidente do CMS/Manaus, conselheiro Elson Melo, apresentou a proposta de datas para a realização da 17ª Semana do Controle Social nos Distritos de Saúde (Disas) Norte, Sul, Leste, Oeste e Rural, entre o período de 09 a 24 de novembro de 2023.

“Inicialmente, o evento estava previsto para acontecer entre 16 e 20 de outubro, mas, diante de uma série de ações realizadas este ano pelo CMS, como a eleição de 663 conselheiros locais de saúde, Conferências de Saúde e diversas atividades de rotina, percebemos que o tempo era curto. Então, solicitamos a autorização da plenária para prorrogar a data e definir um novo período na realização do evento”, explicou Elson Melo.

De acordo com o novo cronograma, a programação da Semana do Controle Social vai ocorrer no Disa Leste no dia 09 de novembro, seguindo com a atividade no Disa Rural (13/11), no Disa Norte (16/11), no Disa Sul (22/11) e no Disa Oeste (24/11).

“A ideia também é aproveitar a programação para realizar o processo de capacitação dos conselheiros locais eleitos este ano, que estão assumindo 73 Conselhos Locais de Saúde”, informou Elson Melo.

Como ocorre a cada ano, a organização da 17ª Semana do Controle Social contará com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) e dos Distritos de Saúde.

O conselheiro e subsecretário de Gestão da Saúde da Semsa, Djalma Coelho, destacou que a programação é importante para o município de Manaus, atendendo a população das cinco zonas e fortalecendo o papel da comunidade nas ações de saúde.

“A Semana do Controle Social resgata e reforça o papel do controle social no SUS, não só quanto à fiscalização das ações, mas também na participação da sociedade no planejamento de políticas públicas de saúde e no trabalho de gestão realizado pela Semsa”, destacou Djalma Coelho.

Texto – Eurivânia Galúcio/Semsa

Fotos – Divulgação/Semsa