Manausprev representa as capitais da região Norte em encontro nacional sobre Previdência Social

29/02/2024 10h55

78ª reunião do Conaprev
#paratodosverem – Diretora-presidente da Manaus Previdência, Daniela Benayon, sentada na última cadeira da mesa, ao lado de representantes estaduais e municipais, durante a 78ª reunião do Conaprev

A Manaus Previdência, integrante da administração indireta da Prefeitura de Manaus, participou da 78ª reunião do Conselho Nacional dos Dirigentes de Regimes Próprios de Previdência Social (Conaprev), nesta terça e quarta-feira, 27 e 28/2, em Campo Grande (MS), juntamente com outros representantes estaduais e municipais. O intuito do encontro é de promover o diálogo entre os entes, e compartilhar as atualizações das questões previdenciárias do país, além de propor novas diretrizes.

A diretora-presidente da Manaus Previdência, Daniela Benayon, compõe o conselho como membro titular representante das capitais da região Norte, além de ser a segunda vice-presidente da diretoria executiva do Conaprev. Ela explica que os debates são relevantes e impactam diretamente na gestão dos Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS) e, consequentemente, nos serviços ofertados aos segurados e beneficiários.

“Nesses dois dias de reuniões e debates intensos discutimos temas relevantes que impactam diretamente no dia a dia e na gestão dos RPPS, como compensação previdenciária, acesso ao sistema de registro de óbitos, pró-gestão, certificação profissional de dirigentes e conselheiros, previdência complementar e indicador de situação previdenciária”, aponta.

Além dos temas em pauta, foram eleitos os novos membros para compor as comissões internas do Conaprev, bem como para o Conselho Nacional de RPPS e Conselho da Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima).

Houve, ainda, nomeação para novo exercício de alguns colegiados, e Manaus, por meio da gestora da Manausprev, Daniela Benayon, foi reconduzida como membro titular da Comissão do Pró-Gestão; e também como titular da Comissão Permanente de Acompanhamento de Ações Judiciais Relevantes (Copajure), na pessoa do procurador-chefe da Manausprev, Rafael Lauria.

“É importante continuarmos com representatividade na Copajure, considerando que nessa comissão acompanhamos e discutimos as principais decisões judiciais que podem afetar os RPPS”, explica Lauria.

Conaprev

O Conselho Nacional dos Dirigentes de Regimes Próprios de Previdência Social (Conaprev) é um órgão colegiado de caráter consultivo e deliberativo, vinculado ao Ministério da Previdência Social, responsável por formular e propor diretrizes para as políticas públicas previdenciárias no Brasil.

É composto por RPPS de todos os Estados, 12 capitais, três municípios de médio e pequeno portes, por representantes do Ministério da Previdência Social, além da Associação Brasileira de Instituições de Previdência Estaduais e Municipais (Abipem) e Associação Nacional de Entidades de Previdência dos Estados e Municípios (Aneprem), que representam os demais RPPS municipais, dentre outras entidades.

As reuniões são sediadas em diferentes locais, sendo que Campo Grande foi escolhida para sediar a 78ª reunião, organizada pelo Instituto Municipal de Previdência de Campo Grande (IMPCG).

Texto – Renata Félix / Manaus Previdência

Fotos – Divulgação / Manaus Previdência