Conselho de Saúde inicia organização da 2ª Conferência Municipal de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde

28/02/2024 17h47

#paratodosverem – Presentes na reunião aprovam convocação para Conferência Municipal de Saúde

O Conselho Municipal de Saúde (CMS/Manaus) aprovou, nesta quarta-feira, 28/2, a convocatória para a realização da 2ª Conferência Municipal de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. O ato aconteceu durante a 2ª Assembleia Geral Ordinária do CMS/Manaus do ano de 2024, realizada no auditório do Complexo de Saúde Oeste, bairro da Paz, com a presença de conselheiros municipais representando os segmentos de gestores, trabalhadores e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

A Conferência Municipal, prevista para ser realizada no final do mês de abril, é uma das etapas de preparação para a 4ª Conferência Nacional de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (4ª CNGTES), que vai ocorrer em Brasília (DF), entre os dias 19 e 22 de novembro de 2024, sob a coordenação do Conselho Nacional de Saúde (CNS).

De acordo com o presidente do CMS/Manaus, conselheiro Elson Melo, a convocação para a realização da Conferência Municipal é o primeiro passo para mobilizar a sociedade e iniciar oficialmente os trabalhos de organização do evento, que vai abordar o tema “Democracia, Trabalho e Educação na Saúde para o Desenvolvimento: Gente que faz o SUS Acontecer”.

“A 2ª Conferência Municipal de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde é uma conferência temática que vai promover o debate de uma pauta específica. O poder público, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), vai ter uma participação fundamental no evento, discutindo temas como a precariedade do sistema, a importância do trabalhador na saúde e o processo de educação em saúde. No final, as propostas advindas da conferência irão subsidiar o poder público na elaboração do plano municipal de saúde”, explicou Elson Melo.

Durante a 2ª Assembleia Geral Ordinária, o CMS/Manaus também iniciou a composição das comissões que irão conduzir o processo de organização da Conferência Municipal: Secretaria-Geral e Registro; Infraestrutura; Programação; Comunicação; e Mobilização e Articulação.

“Também estamos iniciando a constituição da comissão organizadora, que vai incluir representantes do CMS e da Semsa, para elaborar todo o regimento de funcionamento da Conferência Municipal”, concluiu Elson Melo.

Texto – Eurivânia Galúcio / Semsa

Fotos – Divulgação / Semsa