Prefeitura promove ‘Futebol dos Sonhos’ e ‘Festival de Lutas’ na programação da Semana da Pessoa com Deficiência

24/08/2023 15h09

Reunir pais e alunos para reforçar a importância da inclusão social. Com esse objetivo, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou, na  quinta-feira, 24/8, o “Futebol dos Sonhos” e o “Festival de Lutas”, na quadra da escola municipal de Educação Especial André Vidal de Araújo. As ações fazem parte da programação da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla.

Além disso, as unidades de ensino, em toda a rede, realizaram ações recreativas, como passeios, cinemas, festival de sorvete, gincanas, show de talentos, entre outras atividades.

Com o tema “Inclusão é o privilégio de conviver com as diferenças”, A semana iniciou na segunda-feira (21), para promover a conscientização sobre a importância da inclusão de pessoas com deficiência em todos os aspectos da sociedade, incentivando a igualdade de oportunidades, o respeito e  a valorização das diferenças. A programação finaliza na segunda-feira, 28/8, com a realização de várias atividades alusivas à temática.

Para o subsecretário de Gestão Educacional, Júnior Mar, o projeto apresentado na quadra da escola tem uma relevância muito grande, pois contribui para o desenvolvimento dos alunos.

“Nós temos um claro exemplo que esses espaços são adaptados e conseguimos adaptar nos jogos. Essas crianças recebem a tão sonhada lei que preconiza a inclusão de quebrar barreiras e fazem com que participem ativamente de ações da sociedade. O brasileiro é apaixonado pelo esporte e, aqui, as nossas crianças, por exemplo, com autismo, paralisia cerebral, estão tendo esse momento único. Quero parabenizar toda a equipe da gestão do prefeito David Almeida e da secretária Dulce Almeida, que organizaram esse momento tão especial para essas crianças”, explicou.

De acordo com o coordenador do ensino fundamental dos anos iniciais da Semed e do projeto “Aprender lutando”, Alexandre Romano,” essa atividade é fundamental para os alunos dessa modalidade de ensino, tanto no ambiente escolar quanto em casa.

“Esse projeto está dentro de um guarda-chuva do “Aprender lutando”, e tem várias ações, como jiu-jítsu, futebol dos sonhos, canoagem, em que as crianças com paralisia cerebral, entre outras, participam. Hoje, no caso, estamos fazendo o futebol dos sonhos, que é uma metodologia  de Manaus, onde a gente usa o avatar. Nós estamos com jogadores do Nacional para conduzir as cadeiras das crianças, porque elas podem estar nas cadeiras, mas a imaginação delas não está, pois estão presentes mentalmente, cognitivamente e afetivamente no jogo”, disse.

Sempre presente em todos os eventos, a doméstica Mariucha Lima Martins, 43, mãe do aluno da Educação de Jovens e Adultos (EJA), Mário Martins da Silva, 13, e da aluna da sala de recursos, Nataly Martins da Silva, 9, da escola municipal de Educação Especial André Vidal de Araújo, afirmou que essas ações têm um grande impacto na formação dos filhos.

“Essas ações são boas para a socialização e desenvolvem as habilidades que ele tem, no caso do meu filho. Ele já está tendo um autocontrole com essas atividades na escola. Isso tudo é muito importante na interação e no trabalho em grupo”, disse.

Projeto

O Futebol dos Sonhos é uma iniciativa integrante do projeto “Aprender Lutando”. O objetivo principal é proporcionar às crianças e jovens com paralisia cerebral e autismo um espaço inovador para vivenciar experiências psicomotoras. O projeto utiliza a técnica do “Avatar”, que envolve um diálogo tônico e afetivo, bem como o jogo simbólico. Mesmo que as crianças estejam fisicamente limitadas nas cadeiras de rodas, as mentes têm uma capacidade ilimitada de imaginação e cognição.

Texto – Paulo Rogério/ Semed

Fotos – Salomão Jr/ Semed