Prefeitura de Manaus realiza ‘Seminário de Educação Inclusiva’ com profissionais da Semed

02/03/2023 8h36

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou, nesta quarta-feira, 1º/3, o “Seminário de Educação Inclusiva: Direito à Diversidade”. O evento ocorreu no Centro de Convenções do Amazonas Vasco Vasques, bairro Flores, zona Centro-Sul, e reuniu aproximadamente 1.500 educadores.

A ação foi  coordenada pela Gerência de Educação Especial (GEE). O objetivo foi proporcionar o debate sobre a temática, bem como capacitar os diretores, pedagogos e professores, que atuam na educação especial do município.

Na ocasião, houve a palestra sobre a Lei Brasileira de Inclusão. O seminário segue as orientações do “Programa Educação Inclusiva: Direito à Diversidade”, do Ministério da Educação (MEC), que visa apoiar a formação de gestores e educadores, a fim de transformar os sistemas educacionais em sistemas educacionais inclusivos.

“Inclusão não se faz só falando, não se faz só colocando um alerta à sociedade, mas se concretiza com práticas que têm resultados, que, de fato, mudem a vida de pessoas com deficiência, com práticas de amor e respeito ao diferente. E é esse olhar humano, preocupado com essas pessoas, que o prefeito David Almeida procura ter desde quando assumimos essa gestão”, disse a secretária municipal de Educação, professora Dulce Almeida.

Segundo a  gerente da GEE, Amanda Macanoni, o evento mostra que, hoje, o aluno com deficiência deve estar incluso em todas as modalidades de ensino.

“Falar de inclusão, atualmente, é como se falar de educação em qualquer ensino, porque todos os alunos inclusos estão na rede, nas salas regulares. Eles têm aulas normais e são incluídos em uma perspectiva de mudança, em uma perspectiva de aprendizagem, de modo diferenciado”, ressaltou Amanda.

Uma das participantes foi a professora Sandra Algaranhães, do  Centro Municipal de Educação Infantil Professor Rosendo Neto de Lima. De acordo com a educadora, esse tipo de evento é muito importante para os professores que atuam nas salas de referência.

“É importante tratarmos sobre educação inclusiva,  uma vez que a demanda de  alunos com deficiência está aumentando cada vez mais. Por isso, é muito relevante para os professores das salas de referência participarem desse evento, precisamos falar sobre inclusão, precisamos estar incluídos. E, o melhor jeito para isso, é adquirir conhecimento”, explicou.

O seminário segue nesta quinta-feira, 2/3, com mais um ciclo de palestras sobre educação inclusiva.

– – –

Texto – Emerson Santos/Semed