Novos estagiários para a Educação Especial participam de reunião de acolhimento na Semed

15/06/2023 16h16

Quatrocentos e quarenta e dois candidatos para o estágio de apoio escolar, da Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), que vão trabalhar na modalidade da Educação Especial, participaram nesta quinta-feira, 15/6, de uma reunião de acolhimento, no auditório Luiz Geraldo Pontes Teixeira, da secretaria. Em processo de contratação, os candidatos foram classificados, junto ao programa de estágio remunerado da Semed, somando 729 estagiários na modalidade até agora, mas a meta, até o fim do ano, é alcançar 1,5 mil.

Resultado da parceria com o Instituto Talentos, os estagiários são acadêmicos a partir do 3º período dos cursos de Língua Portuguesa e Inglesa, História, Geografia, Artes, Libras/sinais, Educação Física, entre outros. Essa nova função vai contribuir com a formação profissional dos candidatos e oportunizar aos alunos da rede municipal de ensino, que necessitam de apoio escolar, um melhor atendimento.

A gerente da Educação Especial da Semed, Amanda Macanoni, reafirmou o compromisso do poder público em atender, da melhor maneira possível, os alunos com todas as ferramentas possíveis, a fim de reforçar o apoio pedagógico em sala.

“Isso é um marco para o nosso ensino, a contratação desses estagiários, porque a necessidade de se fazer a inclusão e requer também o apoio dentro das nossas escolas. Estamos muito felizes, gratos ao prefeito David Almeida, que realmente tem avançado demais na Educação Especial. A contratação irá beneficiar tanto os alunos, quanto os acadêmicos”, comentou.

Para o gerente regional Norte do Instituto Talentos, Sérgio Alencar, é um momento importante para todos, principalmente a contribuição de selecionar os universitários, para atender aos anseios da educação municipal.

“Esse estudante se inscreve em todas as áreas de licenciatura, e ao se inscrever é feito um critério, por meio do levantamento do histórico escolar, do coeficiente maior para a menor nota. Nós encaminhamos esses que são classificados da ordem da maior nota para a menor para o estágio da Semed, sendo uma grande oportunidade de preparação ao mercado de trabalho”, citou.

A acadêmica do 4º período de pedagogia, Elizete Paz Pimenta, que recentemente trabalhou em uma unidade de ensino na Educação Especial, ficou feliz pela oportunidade em dar continuidade, mas também em poder aprender mais sobre a profissão.

“Acabei de participar com os alunos dessa área, mas para mim é uma oportunidade muito grande trabalhar com essas crianças. Na prática é maravilhoso, porque a gente só aprende quando está dentro da escola em contato com os alunos. Continuar com esse trabalho para mim é maravilhoso, porque nunca esperava ter uma oportunidade dessa. A Semed está fazendo isso para gente e também para os estudantes, que precisam de uma atenção maior dentro da escola”, finalizou.

Texto – Paulo Rogério / Semed

Fotos – Cleomir Santos / Semed