Prefeitura valoriza e amplia atendimentos às crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no Espaço Amigo Ruy

07/02/2024 10h35

A Prefeitura de Manaus, nos últimos três anos, ampliou o atendimento às crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na capital, por meio do suporte das secretarias da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), Educação (Semed) e Saúde (Semsa), para funcionamento do Espaço de Atendimento Multidisciplinar ao Autista Amigo Ruy (Eamaar), no bairro Alvorada, na zona Centro-Oeste da cidade. Atualmente, o local atende mais de 7 mil crianças por mês.

O espaço, que funciona há mais de 12 anos, é o único estabelecimento público do Brasil, com um modelo interdisciplinar, envolvendo saúde, educação e assistência social, especializado no atendimento de crianças com autismo. Inaugurado na gestão anterior, o espaço estava subutilizado, mas a gestão do prefeito David Almeida resolveu dar uma nova vida ao local, para oferecer um acolhimento humanizado às crianças e aos pais.

Com o apoio das secretarias, a partir do envio de equipamentos, servidores e recursos, hoje, o número de crianças atendidas subiu de 2,3 mil para mais de 7 mil, com 1,9 mil atendimentos realizados por mês. O Eamaar oferta terapias, assistência social, acompanhamento psicopedagógico, atendimentos de saúde especializados com neurologista, psicólogo, pediatra, fonoaudiólogo, odontólogo, educação física e outras atividades recreativas.

A secretária municipal de Educação, Dulce Almeida, disse que conheceu o Eamaar em meio a uma situação triste durante a pandemia, em 2021, e desde então atuou junto das demais secretarias para contornar a situação.

“Se vocês virem o antes e o depois dessa instituição, vocês vão constatar que hoje há vida, alegria, amor, crianças sorrindo, o atendimento é humanizado. As pessoas que trabalham no espaço conseguiram entender que isso aqui é diferenciado e precisa ter um atendimento assim também. Esse é um grande ganho da gestão do prefeito David Almeida”, destacou.

O secretário da Semasc, Eduardo Lucas, salientou que o espaço é muito importante para a administração municipal, por isso houve a união das secretarias para dar dignidade às crianças e adolescentes atendidos na instituição.

“As palavras-chaves são respeito e amor. O verbo é amar (Eamaar), assim como o nome do instituto. Aqui é um exemplo de como a prefeitura trabalha em conjunto, de forma integrada. Políticas de assistência social, de educação, de saúde, juntas, proporcionando melhor qualidade de vida para as crianças, jovens e adolescentes que têm o espectro do autismo”, ressaltou.

Shádia Fraxe, titular da Semsa, também enfatizou o potencial do Eamaar para atender uma demanda cada vez maior nas grandes cidades, principalmente, diante de um cenário em que a cada 36 crianças, uma terá diagnóstico do espectro autista.

“É justamente por isso que três das secretarias da gestão do prefeito David estão unidas, para cada vez mais fortalecer e ampliar os serviços dessa instituição. Pela Semsa, a gente disponibiliza profissionais de saúde para complementar o atendimento que já é feito por meio dessa transversalidade das secretarias”, disse.

Referência

O Eamaar se destaca pela agilidade no diagnóstico de crianças com TEA, que logo começam a ser acompanhadas pelos profissionais da instituição. Graças a essa valorização, o local, atualmente, é o maior estabelecimento público de atenção a crianças do espectro das regiões Norte e Nordeste, com uma cobertura de 90% da demanda da capital amazonense.

O diretor do Eamaar, psicólogo Alexandre Gald, afirmou que é visível a atenção da prefeitura, por meio das secretarias, pois um espaço antes desabilitado, agora funciona plenamente.

“A gente entrou em um lugar totalmente desabilitado e habilitamos aqui o amor, a gratidão e a parceria. Isso demonstra o carinho dos secretários com a instituição e, assim, a gente consegue trabalhar com mais facilidade e levar a essas crianças tudo o que mais eles necessitam, que é atenção”, destacou Gald.

Acolhimento

A autônoma Rosângela da Silva afirma que o Eamaar é uma “luz” para os pais após o diagnóstico dos filhos com o espectro autista. Ela frequenta o local há mais de 10 anos e viu a evolução no atendimento, com melhoria no espaço, mais atividades para as crianças e também aos pais.

“Eu só tenho a agradecer a todos os profissionais aqui, o espaço e a prefeitura. Se não fosse esse lugar, muitas crianças poderiam estar passando dificuldade, sofrendo em casa. Eu já indiquei para muitas pessoas, indico ainda. Quando ele sair daqui, vou continuar indicando, porque é um espaço maravilhoso”, contou.

Gabriel, filho de Rosângela, é assistido no espaço desde os cinco anos. Ele conta que aprendeu a se comportar na escola, respeitar colegas de classe e já planeja seu futuro também. “Eu vou trabalhar, cursar uma faculdade, para dar um futuro melhor para as crianças autistas”, disse.

Vanessa Santana também conta que seu filho recebeu todo apoio no Eamaar, recebendo todo o suporte necessário dos profissionais. “Quando eu entrei com meu filho no espaço, ele não gostava de comer, não saía e, depois que a gente entrou aqui ele mudou totalmente, é outra criança. Só tenho a agradecer por tudo, agradecer ao seu Alexandre e a todos os profissionais, e principalmente à prefeitura, por tudo, pelos nossos eventos, pela ajuda que eles dão nas nossas festas, em tudo que as crianças aqui necessitam”, completou.

O Eamaar atende crianças que receberam encaminhamento prévio do Sistema Único de Saúde (SUS) para diagnóstico do Transtorno do Espectro Autista. Após a instituição confirmar a presença do transtorno, a criança passa a ter o devido acompanhamento na instituição. O espaço também atende crianças encaminhadas de unidades de ensino da rede municipal de educação.

Texto – Geraldo Farias / Semcom

Fotos – Valdo Leão / Semcom