Cmei Onias Bento da Prefeitura de Manaus ganha sala de recurso que beneficiará 15 alunos com deficiência

Por Prefeitura de Manaus

10/04/2023 17h55

Icone audio

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), inaugurou uma sala de recurso no Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Onias Bento, no bairro Cidade de Deus, zona Norte, na tarde desta segunda-feira, 10/4. O espaço é destinado a 15 alunos com deficiência atendidos pela unidade de ensino.

Essas salas, que funcionam no horário normal de aula, são instaladas em escolas de educação básica,  onde  é realizado o Atendimento Educacional Especializado (AEE). Os espaços contam com equipamentos, recursos de acessibilidade e materiais pedagógicos capazes de potencializar o processo de escolarização dos estudantes da Educação Especial.


O trabalho pedagógico desenvolvido neste dispositivo, na rede municipal, é coordenado pela Divisão de Apoio à Gestão Escolar (Dage), da Semed. Segundo o chefe da divisão, Luiz Pereira, o espaço é primordial para o bom andamento da educação.


“A sala de recurso é algo essencial para termos realmente uma educação de qualidade, principalmente na nossa que é a municipal.  E a Divisão de Apoio à Gestão Escolar dá todo esse suporte de orientação para que todas as escolas façam a adesão e sejam contempladas com a sala de recurso. Então é com esse olhar humanizado e inclusivo que a gente vem trabalhando em todas as escolas”, frisou Luiz.


A sala de recurso ajuda a promover a inclusão na escola, além de fornecer condições de acesso à aprendizagem para os alunos dessa modalidade de ensino.

“A sala vai ser usada com a intenção de aprofundar o conhecimento das nossas crianças que têm laudo e dificuldade de aprendizagem. E a gente vai estar aqui para cooperar, para auxiliar, para aprender também com eles. E é basicamente isso. Então, os alunos virão para cá para falar comigo, eu farei observações com eles, trabalharei o que o professor também passa em sala de aula, para melhorarmos o processo de aprendizagem”, explicou a professora e especialista em neuropsicopedagogia, Katiana Rodrigues, responsável técnica pela sala.
 
Para a mãe do pequeno Weder de Moura, de 5 anos, a cuidadora Caroline Santarém da Fonseca, o espaço é um  lugar importante para o desenvolvimento das crianças atendidas pelo Cmei.

“Esse momento é somente para agradecer, e não falo somente do meu filho, mas como mãe mesmo. Esse espaço será muito importante para o desenvolvimento dos nossos filhos, por tudo que ele pode oferecer, além de ter uma profissional à disposição das crianças, então só temos que agradecer mesmo”, disse a mãe do Weder.

— — —

Texto – Emerson Santos / Semed

Fotos – Eliton Santos / Semed

Disponíveis em – https://flic.kr/s/aHBqjAzf2u