Escola André Vidal de Araújo tem programação alusiva ao Dia Internacional e Nacional da Síndrome de Down

21/03/2023 15h27

Em comemoração ao Dia Internacional e Nacional da Síndrome de Down, a Escola Municipal de Educação Especial André Vidal de Araújo, da Prefeitura de Manaus, promove nesta terça-feira, 21/3, uma programação especial com o tema: “Faça com a gente, não pela gente”. A síndrome faz referência aos três cromossomos no par 21, que caracteriza a condição genética especial dessas pessoas.

A atividade é realizada na quadra da escola com animação dos professores de Educação Física, desfile do garoto e da garota André “Vidown” e ações pedagógicas com os alunos sobre o hobby e a comida preferida durante o dia. No período noturno, os alunos vão assistir ao “Cinedown”. A unidade de ensino conta com um total de 522 alunos, nos três turnos, do 1° ao 5º ano do Ensino Fundamental e da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Destes, 48 têm Síndrome de Down.

De acordo com a pedagoga Silmara Almeida, que elaborou a programação com os alunos, o trabalho realizado tem uma abrangência com toda a comunidade escolar.

“Todos os anos, a escola realiza uma programação específica para valorizar e incentivar a participação dos nossos alunos com Síndrome de Down na sociedade, com apoio da secretária municipal de Educação, Dulce Almeida, e da Prefeitura de Manaus. Além disso, nós realizamos vários projetos durante o ano letivo, sempre incluindo os pais e as famílias de nossos alunos. O intuito é trabalhar cada vez mais e valorizar cada indivíduo na sociedade”, disse Silmara.

A aposentada Marta Gomes Bezerra, 65, mãe do aluno da 1ª fase da EJA, Marcelo Bezerra Assunção, 38, não perde uma programação na escola. Para ela, toda atividade é importante e contribui com o desenvolvimento dos alunos.

“Na minha opinião, a escola sempre colabora e contribui com a gente. Meu filho, que tem síndrome de Down, participa de todo evento. Isso é muito importante, qualquer criança especial, qualquer atividade pedagógica é muito boa para eles e eu fico muito satisfeita”, afirmou Marta.

O fechamento das comemorações em relação à data será no dia 29/3, com uma visita ao Instituto Soka Amazônia, parceiro da Secretaria Municipal de Educação (Semed).

Texto – Paulo Rogério / Semed

Fotos – Cleomir Santos / Semed