Prefeitura promove manhã de convivência a famílias em situação de trabalho infantojuvenil

31/10/2023 15h29

Manhã de convivência a famílias em situação de trabalho infantojuvenil
#paratodosverem Várias pessoas reunidas em torno de uma mesa com placas coloridas

Dando continuidade ao cronograma de ações da “Campanha de Combate à Exploração do Trabalho Infantojuvenil nas Ruas de Manaus”, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), promoveu, nesta terça-feira, 31/10, uma manhã de convivência especialmente voltada a famílias identificadas pelas equipes de abordagem social em situação de trabalho infantojuvenil ao longo do ano, mas que, por diversos motivos, não aderiram aos encaminhamentos para o acompanhamento institucional em equipamentos socioassistenciais.

Realizada no parque Cidade da Criança, na zona Centro-Sul, a programação teve o objetivo de aproximar essas famílias do poder público e propor, novamente, o acompanhamento dentro dos Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas) para a avaliação de suas demandas sociais. Mais de 50 crianças, acompanhadas dos pais ou responsáveis, participaram de atividades lúdicas, esportivas e socioeducativas ao longo da manhã.

“Nosso objetivo é integrar essas famílias aos nossos equipamentos e lhes mostrar que existe uma saída da situação de trabalho infantojuvenil vivida por essas pessoas. O que desejamos hoje é oferecer a oportunidade de que essas crianças tenham um prazeroso dia de lazer e que suas famílias entendam a importância disso”, destacou o secretário da Semasc, Eduardo Lucas.

A ação contou ainda com o apoio das organizações da sociedade civil Instituto Jovens do Futuro, O Pequeno Nazareno, Núcleo de Assistência à Criança e à Família em Situação de Risco (Nacer) e da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Manaus (CDL) para o desenvolvimento de brincadeiras, atividades esportivas, atrações culturais, pintura facial e doação de brinquedos aos pequenos.

Para além das atividades voltadas para o público infantil, as equipes do Departamento de Proteção Social Especial (DPSE) da Semasc ainda realizaram rodas de conversa com os pais e responsáveis presentes, apresentando os principais trabalhos e serviços prestados pela secretaria, as consequências do trabalho infantojuvenil para o desenvolvimento saudável de seus filhos e realizando novos encaminhamentos para o atendimento socioassistencial nesses equipamentos. Ao fim do dia, as famílias também receberam cestas básicas.

De acordo com a chefe da Divisão Especial de Média Complexidade do DPSE, Márcia Helena Braga, muitas das famílias convidadas a participar da manhã de convivência são residentes das zonas Norte e Leste da cidade e que já teriam sido abordadas diversas vezes desde o início dos trabalhos da campanha. Para Márcia, independente dos motivos que levaram essas famílias a não aderirem ao acompanhamento institucional, é dever da Rede de Proteção Social buscar meios para a integração dessa população.

“Pensando nesse contexto de desconfiança para com o poder público, decidimos organizar um dia diferente, mais leve e com o intuito de apresentar a essas mães e filhos o que podemos fazer por eles dentro dos nossos equipamentos. A partir desse momento de lazer, mas também de conversa franca, esperamos que essas famílias entendam que estamos aqui apenas para garantir a sua proteção social e assegurar seus direitos”, explicou.

Moradora do bairro Colônia Antônio Aleixo, na zona Leste, a dona de casa Fernanda S. C., de 21 anos, participou da programação ao lado dos dois filhos, e destacou a importância das atividades realizadas para o cotidiano dos filhos.

“Para nós, como mães, é muito gratificante ver nossos filhos se divertindo, vivendo algo diferente do habitual. É uma satisfação enorme poder participar disso e reconhecer a importância dessa ação para as nossas famílias”, concluiu.

Texto – Guilherme Pacheco / Semasc

Fotos – Diego Lima / Semasc