Prefeitura de Manaus promove oficina de trufas de chocolate a mulheres atendidas em casa de acolhimento

Por Prefeitura de Manaus

06/11/2023 18h27

Icone audio
#partodosverem – Uma mulher sentada manuseia os ingredientes da trufa, enquanto outras duas ao lado dela observam

Buscando desenvolver atividades que promovam a autonomia financeira de famílias em situação de violência ou de vulnerabilidade social, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), promoveu, nesta segunda-feira, 6/11, uma oficina de trufas de chocolate a mulheres acolhidas pela “Ycamiabas – Casa de Acolhimento para Mulheres”, equipamento localizado na zona Sul da capital. 

Ao longo da oficina, as acolhidas tiveram a oportunidade de aprender todos os processos envolvidos na produção dos doces, os ingredientes necessários e a precificação final do produto. 

“O intuito da Ycamiabas é, para além do acolhimento institucional a mulheres vítimas de violência, baseada em gênero, e seus filhos, o desenvolvimento da autoestima dessas mães e de seu empoderamento financeiro e social. São estratégias que levam em conta não apenas o atendimento realizado dentro do equipamento, mas, principalmente, a vida dessas mulheres após esse período em que estiveram sob nossos cuidados”, explicou a coordenadora da Ycamiabas, Gessilvia Lima. 

A pedagoga responsável pela articulação das atividades de capacitação da casa de acolhimento, Hedylamar Pontes, destacou a importância das inúmeras oficinas promovidas pelo equipamento no cotidiano das famílias acolhidas e nas suas percepções de vida. 

“Muitas de nossas usuárias, durante o período em que se encontram acolhidas, acabam ficando extremamente ansiosas e até pessimistas em relação ao seu futuro. Quando promovemos oficinas como esta, acabamos por ocupar suas mentes e fazer com que entendam que existem inúmeras possibilidades na vida a serem descobertas e desenvolvidas”, afirmou Hedylamar. 

De acordo com a empreendedora Elizabeth Correia, instrutora da oficina e parceira de longa data da Ycamiabas na oferta de atividades de capacitação, a experiência de passar para outras mulheres os conhecimentos que tanto a ajudaram ao longo de sua vida profissional é extremamente gratificante, além de contribuir para a qualificação do mercado de trabalho informal no município de Manaus. 

“Acredito que se você tem conhecimento de algo, não custa nada passar esse conhecimento adiante, principalmente àqueles que genuinamente precisam. Para mim, é muito gratificante poder participar novamente do processo de profissionalização dessas mulheres. Sinto que é meu dever”, concluiu Elizabeth. 

Para a artesã Evilene S. C., 47, participar das diversas oficinas oferecidas pela casa de acolhimento vem sendo uma experiência de grande valor para sua vida pessoal e profissional. 

“É sempre muito bom poder aprender coisas úteis e que nos deem a oportunidade de ganhar o nosso próprio dinheiro, ter a nossa liberdade, a nossa vida. É uma experiência maravilhosa e, nesse caso, muito gostosa também”, comentou a Evilene. 

Sobre a Ycamiabas 

Administrada pela Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), a “Ycamiabas – Casa de Acolhimento para Mulheres” é responsável por fornecer abrigo e atendimento psicossocial 24 horas para mulheres e seus filhos que se encontram em situação de violência ou vulnerabilidade social.

O abrigo temporário fornecido pela Ycamiabas tem duração de até 90 dias, variando de acordo com a gravidade de cada caso recebido. O atendimento é realizado somente por meio de encaminhamentos expedidos por outros equipamentos e instituições da Rede de Atendimento à Mulher, como delegacias, varas especializadas no combate à violência doméstica e familiar e Organizações da Sociedade Civil (OSCs).

— — —

Texto – Guilherme Pacheco / Semasc 

Fotos – Diego Lima / Semasc 

Disponíveis em – https://we.tl/t-7CAjXDDhqL 

— — —

SEMASC – Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania

Assessor Responsável: Leonardo Fierro – (92) 99446-4599

E-mail: comunicacao.semasc@gmail.com