Unidades

Controle ISTs/AIDS e Hepatites Virais

Área responsável: Núcleo de Controle das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs/Aids) e Hepatites Virais

Objetivos

Área responsável pela implementação das recomendações e diretrizes do Ministério da Saúde para o controle das IST/AIDS e Hepatites Virais, assim como qualificação dos profissionais para desenvolverem as ações de prevenção, diagnóstico, controle e vigilância no município de Manaus, e também apoio as organizações da sociedade civil nas ações de prevenção.

Doenças e tratamento

O que são ISTs?

A terminologia Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) passa a ser adotada em substituição à expressão Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST), porque destaca a possibilidade de uma pessoa ter e transmitir uma infecção, mesmo sem sinais e sintomas.

As Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) são causadas por vírus, bactérias ou outros microrganismos.

As ISTs se mantêm como importante problema de saúde pública mundial, pois além de possuírem relação com a mortalidade materna e infantil, tornam homens e mulheres mais vulneráveis à ocorrência de outras doenças, inclusive a AIDS. No Brasil, as estimativas da Organização Mundial de Saúde (OMS) de infecções de transmissão sexual na população sexualmente ativa, a cada ano, são: sífilis (937.000); gonorreia (1.541.800); clamídia (1.967.200); herpes genital (640.900) e HPV (685.400).

Formas de Transmissão

As infecções são transmitidas de pessoa pra pessoa principalmente, por meio do contato sexual (oral, vaginal, anal) sem o uso de camisinha masculina ou feminina, com uma pessoa que esteja infectada. A transmissão de uma IST pode acontecer, ainda, da mãe para a criança durante a gestação, o parto ou a amamentação e uso de perfurocortantes contaminados (agulhas, alicates de unha, lâminas de barbear, etc.)

Como é feito o diagnóstico?

O diagnóstico é feito através de exames laboratoriais, acompanhado de avaliação clínica. A rede pública municipal está capacitada para oferecer o serviço laboratorial, bem como o teste rápido como forma de diagnostico precoce que é oferecido nas unidades básicas de saúde com oferta de livre demanda.

Tratamento

As infecções sexualmente transmissíveis, dependendo do agravo podem ser tratadas ou controladas. O tratamento das pessoas com IST melhora a qualidade de vida e interrompe a cadeia de transmissão dessas infecções. O atendimento e o tratamento são gratuitos nos serviços de saúde do SUS e podem ser realizados conforme o agravo, mediante intervenção clínica ou especializada.

Prevenção

A prevenção combinada abrange o uso da camisinha masculina ou feminina, ações de prevenção, diagnóstico e tratamento das IST, testagem para HIV, sífilis e hepatites virais B e C, profilaxia pré e pós-exposição ao HIV, imunização para HPV e hepatite B, prevenção da transmissão vertical de HIV, sífilis e hepatite B, tratamento antirretroviral para todas as PVHA, redução de danos, entre outros.

Serviços

A rede pública municipal (UBS, UBSF, policlínicas e laboratórios) é capacitada para oferecer o serviço laboratorial, bem como o teste rápido como forma de diagnóstico precoce que é oferecido nas unidades básicas de saúde com oferta de livre demanda e ainda prestar serviço de educação em saúde e prevenção de agravos.

Acesse as unidades que realizam o teste rápido

Laboratórios de Referência

Unidades do Distrito Norte

Unidades do Distrito Leste

Unidades do Distrito Oeste

Unidades do Distrito Sul

Unidades do Distrito Rural

Materiais informativos

Centrais de conteúdo

https://www.gov.br/aids/pt-br/centrais-de-conteudo

Prevenção de HIV, Sífilis e Hepatites Virais

https://www.gov.br/aids/pt-br/prevençao-hiv-sifilis-hepatites

Preservativos

https://www.gov.br/aids/pt-br/assuntos/prevencao-combinada/usar-preservativos

Diagnosticar

https://www.gov.br/aids/pt-br/assuntos/prevencao-combinada/diagnosticar

Tratamento

https://www.gov.br/aids/pt-br/assuntos/prevencao-combinada/tratamento

Hepatites Virais

https://www.gov.br/aids/pt-br/assuntos/hepatites-virais

Links úteis

https://www.gov.br/aids/pt-br

https://unaids.org.br/

https://www.paho.org/pt/brasil