Unidade Móvel de Saúde da Mulher da zona Oeste passa a atender em novo local a partir de terça-feira, 21/11

20/11/2023 9h06

Prosseguindo com o objetivo de ampliar o acesso do público feminino aos serviços de saúde da mulher, a Prefeitura de Manaus informa que a Unidade Móvel que estava em funcionamento no Centro de Convivência da Família Magdalena Arce Daou, no bairro Santo Antônio, na zona Oeste, passará a atender a partir desta terça-feira, 21/11, na rua Urandi, 426 e 446, próximo à Igreja Católica Cristo Redentor, no bairro Alvorada. A previsão é de que a estrutura permaneça no local até o dia 1º/12.

A unidade, que atende as mulheres da zona Oeste, é uma das três estruturas móveis gerenciadas pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa),  em funcionamento desde o mês de agosto, com o objetivo de fortalecer a saúde da mulher com consultas médicas e de enfermagem, coleta de exame preventivo do câncer do colo do útero, mamografia, ultrassonografia, testes rápidos para detecção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), planejamento reprodutivo,  dispensação de medicamentos e outros serviços de saúde.

A secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe, salienta que a ampliação das estruturas móveis de saúde na rede de atenção primária foi um passo significativo dado pela gestão do prefeito David Almeida para que a detecção precoce do câncer do colo do útero, câncer de mama e outras condições que ameaçam a saúde feminina ganhe reforço.

“As unidades móveis têm um papel fundamental na detecção precoce de doenças e contribuem para que, além da oferta de serviços, outras ações de prevenção, como as orientações sobre planejamento familiar, importância da vacinação e do pré-natal sejam enfatizadas nos bairros e nas comunidades percorridos pelas unidades”, declara Shádia.

A unidade Móvel de Saúde da Mulher que atende a zona Norte permanece na primeira etapa do conjunto Viver Melhor 1, na avenida da Conquista s/n, próximo à feira, até o dia 24/11.

A unidade que atende a população feminina na zona Leste, que iniciou a oferta dos seus serviços de saúde no Centro Educacional de Tempo Integral (Ceti), na rua Jatubú, na zona Leste da capital, no dia 13/11, também permanece neste endereço até o dia 24.

—-

Texto e fotos – Divulgação/Semsa