Promoção da Saúde

Saúde e meio ambiente

Conceito e interrelações

Saúde ambiental são todos aqueles aspectos da saúde humana, incluindo a qualidade de vida, que estão determinados por fatores físicos, químicos, biológicos, sociais e psicológicos no meio ambiente. Também se refere à teoria e prática de valorar, corrigir, controlar e evitar aqueles fatores do meio ambiente que, potencialmente, possam prejudicar a saúde de gerações atuais e futuras” (OMS, 1993).

Podemos dizer que a relação saúde e meio ambiente é indissociável, ou seja, as questões ambientais são parte integrante da saúde. Para compreendermos esta relação homem-meio é importante dizer que eles estão em constante interação.

Impactos ambientais e prejuizos para a saúde

Poluição do ar: queimadas
A prática de queimadas vem de longa data, pois o homem sempre a usou como forma de “limpeza do meio ambiente” sem se preocupar, ou até mesmo, por desconhecimento sobre as consequências desta prática para o meio e para o homem.

Prejuízos para saúde:

  • Problemas respiratórios;
  • Irritação nos olhos e garganta.

Descarte irregular de resíduos:alagamentos e inundações
O descarte inadequado do lixo é uma das principais causas de alagamentos e inundações nas grandes cidades. Isso porque resíduos sólidos jogados em vias públicas e em cursos d’água (canais, córregos, rios) impedem o escoamento rápido das águas.

Prejuízos para saúde:

  • Leptospirose;
  • Diarreia.

Descarte irregular de resíduos: proliferação de doenças endemias
O acúmulo de resíduo em terrenos ou descarte de modo inadequado podem gerar a proliferação de pragas e mosquitos colocando em risco a saúde das pessoas. Podemos citar como exemplo, as lixeiras viciadas, onde o lixo é descartado em local impróprio.

Prejuízos a saúde:

  • Dengue;
  • Chikungunya;
  • Zika.
Voltar ao topo