Promoção da Saúde

Respire! Diga não ao tabagismo

Por que as pessoas fumam?

Muitas pessoas acreditam que o tabagista é um “viciado”, “sem força de vontade”, “que não deixa de fumar porque não quer”. Não é isso. Na verdade, quem fuma sofre de dependência química, ou seja, é alguém que ao tentar deixar de fumar, se defronta com grandes desconfortos físicos e psicológicos que geram sofrimento, isso justifica o fato de que muitos fumantes tentam várias vezes parar de fumar até conseguir definitivamente.

Entender o tabagismo como doença, compreender o que acontece com o fumante e suas tentativas de parar de fumar são fatores fundamentais para que se possa ter a real dimensão do problema. Portanto, se você quer parar de fumar comece escolhendo uma data para ser o seu primeiro dia sem cigarro. Este dia não precisa ser um dia de sofrimento. Faça dele uma ocasião especial e procure programar outra coisa que goste de fazer para se distrair e relaxar

Pouca gente sabe que o cigarro contém mais de 4.700 substâncias tóxicas ao organismo humano, e uma dessas substâncias é a nicotina. A nicotina está presente em qualquer derivado do tabaco e é considerada droga por possuir propriedades psicoativas, ou seja, ao ser inalada produz alteração no sistema nervoso central, trazendo modificação no estado emocional e comportamental do usuário,induzindo-os ao abuso e dependência. Portanto o cigarro causa dependência física, psicológica e comportamental, e por isso o tabagismo é considerado uma doença.

Já tentou parar de fumar e não conseguiu?

Você sabia que 80% dos fumantes desejam parar de fumar, porém apenas 3% conseguem parar sozinhos? Se você faz parte dos 80% fumantes que querem, mas ainda não conseguiram parar, entenda porquê é tão difícil.

Quando o fumante para de fumar, pode apresentar alguns sintomas desagradáveis, tais como: dor de cabeça, tonteira, irritabilidade, agressividade, alteração do sono, dificuldade de concentração, tosse, indisposição gástrica e outros. Esses sintomas caracterizam a síndrome de abstinência da nicotina, porém, não acontecem com todos os fumantes que param de fumar. Quando acontecem, tendem a desaparecer em uma a duas semanas (alguns casos podem chegar a 4 semanas).

Alguns dos sintomas, como dor de cabeça, tonteira e tosse são sinais do restabelecimento do organismo. O sintoma mais intenso, e mais difícil de se lidar, é a chamada “fissura” (grande vontade em fumar). É importante saber que a “fissura” geralmente não dura mais que 5 minutos, vai reduzindo gradativamente a sua intensidade com o passar do tempo. Então tente resistir a estes 5 desafiadores minutos desviando a sua atenção: mascar chicletes, beber água, conversar com amigos, são boas estratégias para superar a fissura das primeiras semanas.

Tratamento especializado e gratuito

Você sabia que existe tratamento especializado e gratuito para as pessoas que querem parar de fumar?

O SUS oferece nacionalmente tratamento para auxiliar as pessoas que desejam parar de fumar. O Programa Municipal de Controle do Tabagismo da Secretaria Municipal de Saúde foi implantado em 2008, completando 10 anos de funcionamento em 2018. Atualmente oferta 22 espaços de tratamento ao fumante, chamados de ambulatórios. Eles oferecem a população a abordagem intensiva ao fumante, ou seja, o apoio profissional necessário para impulsionar a eliminação do deste hábito tão nocivo à saúde.

Como funciona?

O tratamento pode ser individual ou em grupo, e é estruturado em 4 sessões que acontecem uma vez por semana com duração média de duas horas. Após as sessões estruturadas acontecem 2 sessões quinzenais de manutenção, e finalmente, 1 sessão mensal para prevenção da recaída até completar 1 ano. O tratamento é fundamentado na abordagem cognitivo-comportamental e também prevê o apoio de medicamentos para auxiliar fumantes a superar os sintomas da síndrome de abstinência.

Para mais informações, favor consultar o ambulatório mais próximo da sua residência.

Acesse aqui a lista de ambulatórios

Acesse aqui as Cartilhas de Tratamento ao Fumante

Abordagem Cognitiva-Comportamental

O que é?
O tratamento objetiva, portanto, a aprendizagem de um novo comportamento, através da promoção de mudanças nas crenças e desconstrução de vinculações comportamentais ao ato de fumar, combinando intervenções cognitivas com treinamento de habilidades comportamentais.

Apoio medicamentoso

Com funciona?
O uso de medicamentos tem um papel bem definido no processo de cessação do tabagismo, que é o de minimizar os sintomas da síndrome de abstinência à nicotina e age de maneira complementar facilitando a abordagem intensiva do tabagista. Medicamentos não devem ser utilizados isoladamente, e sim em associação com uma boa abordagem.

Os medicamentos disponibilizados pelo Ministério da Saúde para o tratamento do tabagismo na Rede do SUS são os seguintes: Terapia de Reposição de Nicotina (adesivo transdérmico e goma de mascar) e o Cloridrato de Bupropiona.

Quais os benefícios esperados?
Parar de fumar sempre vale a pena em qualquer momento da vida, nunca é tarde para ser saudável. Veja os benefícios que você proporciona ao seu organismo com a sua decisão de parar de fumar agora:

• Após 20 minutos, a pressão sanguínea e a pulsação voltam ao normal.
  • Após 2 horas, não há mais nicotina circulando no sangue.
  • Após 8 horas, o nível de oxigênio no sangue se normaliza.
  • Após 12 a 24 horas, os pulmões já funcionam melhor.
  • Após 2 dias, o olfato já percebe melhor os cheiros e o paladar já degusta melhor a comida.
  • Após 3 semanas, a respiração se torna mais fácil e a circulação melhora.
  • Após 1 ano, o risco de morte por infarto do miocárdio é reduzido à metade.
  • Após 10 anos, o risco de sofrer infarto será igual ao das pessoas que nunca fumaram.

Quanto mais cedo você parar de fumar menor o risco de adoecer. Ame-se!