Promoção da Saúde

Exercício e bem-estar

Quais os benefícios da prática regular de atividades físicas?

Viver mais, com saúde e autonomia, é o desejo de muitos. Para isto acontecer é necessário ser um indivíduo ativo. A prática regular de atividades físicas traz inúmeros benefícios em todas as idades, tais como a melhora da força e da resistência muscular, combate o excesso de peso, diminuição da ansiedade, prevenção ao estresse e depressão, aumento da disposição e da auto estima, além do controle de doenças cardiovasculares, diabetes, hipertensão arterial, osteoporose, problemas respiratórios e circulatórios.

Como começar uma atividade física?

Para quem está disposto a iniciar uma atividade física, o primeiro passo a ser dado é passar por uma avaliação do estado geral de saúde para que o profissional de educação física possa indicar a frequência, intensidade, duração e o melhor tipo de exercício para a obtenção do efeito desejado, evitando o risco de lesões.

Qual a melhor opção de atividade física?

É interessante fazer uma atividade que lhe seja viável e prazerosa. Existem várias opções como, por exemplo, a caminhada ao ar livre, corrida, musculação, natação, hidroginástica, zumba, lutas e artes marciais, yoga, pilates, dança e crossfit. Escolha uma, incorpore a atividade física no seu dia a dia e viva melhor. Lembre que você é responsável pela produção de sua saúde! Sempre é tempo de iniciar esse cuidado.

Voltar ao topo