Prefeitura promove Dia D em Combate à Hipertensão Arterial na USF Amazonas Palhano

08/05/2023 17h03

A Prefeitura de Manaus segue intensificando as ações de combate à hipertensão na rede municipal de saúde, em uma programação que iniciou em 26/4, no Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial, e se estende até 17/5, Dia Mundial da Hipertensão. No último sábado, 6/5, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) promoveu o Dia D em Combate à Hipertensão Arterial do Distrito de Saúde (Disa) Leste, na Unidade de Saúde da Família (USF) Amazonas Palhano, localizada no bairro São José.

A ação na unidade da zona Leste ocorreu das 7h às 12h, terminando com um total de 270 pessoas acolhidas e 179 atendimentos, sendo 72 médicos, 38 de enfermagem, quatro de odontologia e 65 de farmácia. Desse total, foram 160 atendimentos de pacientes hipertensos para aferição de pressão arterial. Foram ainda realizados 32 exames de glicemia capilar – teste rápido que avalia a quantidade de açúcar no sangue – e quatro de pé diabético e doppler vascular periférico (exame Índice Tornozelo-Braquial – ITB).

A responsável pelo Núcleo de Atenção à Saúde das Pessoas com Doenças Circulatórias e Diabetes do Disa Leste, enfermeira Rosenildes Frota, comemorou o resultado positivo da ação de saúde, assinalando a importância dessas iniciativas no aspecto da prevenção e do diagnóstico precoce de pessoas com hipertensão.

“Nesses atendimentos, muitas vezes conseguimos identificar pessoas que são hipertensas e não sabem, mesmo porque é uma doença que não costuma apresentar sintomas. Nós buscamos fazer essa triagem, o que é importante porque, principalmente após a pandemia, houve um aumento significativo de pessoas hipertensas e diabéticas. Em parte, por conta do isolamento, que mexeu com a vida da população, e em alguns casos pela própria Covid-19, que também afeta e pode deixar sequelas no sistema circulatório e cardiovascular”, aponta.

A chefe do Núcleo de Atenção à Saúde das Pessoas com Doenças Circulatórias e Diabetes (HiperDia) da Semsa, enfermeira Sinara Mady Flores, ressalta que as ações de combate à hipertensão ocorrem ao longo de todo o ano, e ganham reforço no período entre as datas alusivas à doença, nos meses de abril e maio.

“Essa iniciativa acontece no ano todo, mas em função dessas datas especiais, do dia 26 de abril e até o dia 17 e maio, nós intensificamos as ações de saúde reforçando a prevenção e o combate à hipertensão em todas as nossas unidades”, informa.

Diagnóstico precoce

Pelo fato de a hipertensão ser uma doença dita “silenciosa”, ou seja, que não costuma exibir sintomas, a prevenção e o diagnóstico precoce são essenciais para se evitar os problemas dela decorrentes. Rosenildes Frota destaca a importância da população aferir a pressão de forma regular a fim de detectar a condição desde cedo e buscar tratamento e promover mudanças no estilo de vida.

“Quando a pessoa que comparece na unidade e apresenta elevação na pressão em duas aferições, com um intervalo de uns 30 minutos, nós encaminhamos para um profissional enfermeiro ou médico. Daí ela deve seguir uma tabela de aferições ao longo de sete dias, e se tiver alterações mais de duas vezes ao dia, tem um diagnóstico de hipertensão”, relata.

Após diagnosticado, o paciente hipertenso inicia uma série de consultas e orientações com profissionais para ter o tratamento, que pode se resumir a uma mudança no estilo de vida, com a redução no consumo de sal e gorduras e a adoção de exercícios físicos, até terapia medicamentosa.

“Os pacientes hipertensos e diabéticos têm uma propensão maior a desenvolver problemas mais graves, como Acidente Vascular Cerebral (AVC) e Acidente Vascular Isquêmico (AVI). Portanto, com mudanças de hábitos e prevenção precoce, melhoram as condições de vida das pessoas”, explica Rosenildes.

Texto – Jony Clay Borges / Semsa

Fotos – Divulgação / Semsa