Prefeitura de Manaus interdita mais de 400 itens na fiscalização sanitária com foco em pomadas de cabelo

16/02/2023 18h57

A Prefeitura de Manaus, por meio da Diretoria de Vigilância Sanitária (Visa Manaus), da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), está realizando a operação “Cabelo Seguro”, para fiscalizar a venda de pomadas modeladoras de cabelo. O primeiro dia de inspeções, na última quarta-feira, 15/2, terminou com 59 estabelecimentos verificados, entre lojas de varejo de cosméticos, distribuidoras, farmácias, salões de beleza, barbearias e supermercados, e com a interdição de 464 produtos encontrados nesses locais.

A ação foi organizada pela Gerência de Vigilância de Medicamentos da Visa Manaus (GVMED) após a publicação da resolução nº 475 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), no último dia 9 de fevereiro, que determina a suspensão do comércio e utilização das pomadas modeladoras em todo o Brasil, depois que centenas de casos de reações adversas a esse produto foram registrados em diversas cidades brasileiras.

“Até o fim da investigação que a Anvisa vem realizando sobre as pomadas, para determinar quais as causas das reações adversas, esses produtos passaram a ser considerados como fonte de risco à saúde humana e, portanto, tiveram sua circulação suspensa”, explica o diretor da Visa Manaus, Ewerton Wanderley.

O diretor da Visa Manaus informa que suas equipes de fiscais estão verificando a presença desses produtos em estabelecimentos que trabalham com a venda de cosméticos.

“Os produtos que os fiscais encontraram foram interditados em regime cautelar, ou seja, colocados em uma embalagem lacrada para ficar sob a guarda dos respectivos estabelecimentos, já que, se a Anvisa liberar a comercialização no futuro, eles poderão voltar às prateleiras e à utilização pelos clientes”, esclarece Ewerton.

Orientações

Nas operações da Visa Manaus os fiscais também estão prestando orientações a muitos comerciantes que ainda não estavam cientes da determinação da Anvisa.  A gerente da Vigilância de Medicamentos da Visa Manaus, Marcilea Gonçalves, explica que a operação “Cabelo Seguro” é, principalmente, preventiva.

“Há muitas situações em que empresários e trabalhadores ainda desconhecem a suspensão do comércio e uso das pomadas, então também aproveitamos a oportunidade para levar esse conhecimento aos cidadãos. Estamos elaborando uma cartilha que explica os riscos da utilização das pomadas modeladoras para ampliar esse esforço”, assinala.

A chefe da Divisão de Vigilância de Saneantes, Cosméticos, PPS e Correlatos, Jacqueline Santos, acrescenta que o trabalho da “Cabelo Seguro” prossegue enquanto durar a suspensão pela Anvisa.

“Essa primeira fase visa prevenir o uso pela população nos festejos de Carnaval, mas, como as pomadas passaram a ser consideradas um produto passível de oferecer risco à saúde, vamos continuar fiscalizando a sua disponibilização, como fazemos com todos os itens elencados dessa forma pela Anvisa”, enfatiza.

A operação “Cabelo Seguro” prossegue sexta-feira, 17/2, com as inspeções em estabelecimentos em todas as zonas da cidade.

A população pode denunciar irregularidades sanitárias relativas a produtos e serviços por meio da Ouvidoria da Visa Manaus, no número (92) 98842-8481, ou pelo e-mail visamanaus.ouvidoria@gmail.com.

Texto – Renildo Rodrigues / Semsa

Foto – Divulgação / Semsa