VigilânciaVigilância Ambiental

Controle da dengue

Área responsável: Núcleo de Controle da Malária

Objetivos

Coordenar, supervisionar e avaliar as ações do Programa Municipal de Controle do Aedes.

Doença e tratamento

O que é dengue?
A dengue é uma doença viral transmitida pelo mosquito Aedes aegypti.

Como se pega?
A principal forma de transmissão é pela picada das fêmeas dos mosquitos Aedes aegypti. Há alguns registros de transmissão vertical (gestante – bebê) e por transfusão de sangue, no entanto não é comum. Existem quatro tipos diferentes de vírus da dengue: DEN-1, DEN-2, DEN-3 e DEN-4.

O que você pode sentir?
A infecção por dengue pode ser assintomática, leve ou causar doença grave, levando à morte. Normalmente, a primeira manifestação da dengue é a febre alta (39° a 40°C), de início abrupto, que geralmente dura de 2 a 7 dias, acompanhada de dor de cabeça, dores no corpo e articulações, prostração, fraqueza, dor atrás dos olhos, erupção e coceira na pele.

Perda de peso, náuseas e vômitos são comuns. Na fase febril inicial da doença pode ser difícil diferenciá-la. A forma grave da doença inclui dor abdominal intensa e contínua, vômitos persistentes, sangramento de mucosas, entre outros sintomas.

O que fazer se estiver com os sintomas?
Ao apresentar os sintomas, é importante procurar um serviço de saúde.

Tratamento
Com o surgimento dos sintomas, é importante procurar um serviço de saúde mais próximo, fazer repouso e ingerir bastante líquido. Importante não tomar medicamentos por conta própria.

Serviços

Prioritariamente, a Secretaria Municipal de Saúde vem demandando esforços no combate ao mosquito com fomento à conscientização da população para mudança de hábitos, especialmente com relação aos cuidados com armazenamento de água e destino adequado do lixo, potenciais criadouros para o mosquito.

O combate ao mosquito é a principal estratégia adotada pelo município para a redução da disseminação das doenças transmitidas pelo mesmo, as principais atividades de controle das doenças causadas pelo Aedes sp. (pesquisa larvária amostral, visita domiciliar, pesquisa larvária nos pontos estratégicos, em ciclos quinzenais, tratamento focal/perifocal, controle químico com de aspersão de inseticidas a Ultra Baixo Volume – UBV), além das medidas de educação em saúde e ambiental.

As ações de prevenção e controle do Aedes são orientadas pela Gerência Ambiental através do Núcleo de Controle da Dengue e executadas pelos Distritos de Saúde, por meio da intensificação de estratégias de controle ao vetor nas áreas consideradas de maior vulnerabilidade, visando à eliminação de criadouros nos domicílios, pontos estratégicos (PE) e imóveis especiais (áreas com importante concentração de pessoas como praças, parques, escolas e prédios públicos), implementando medidas de controle nos locais de reprodução do vetor de acordo com as diretrizes nacionais e os critérios de inclusão das áreas prioritárias.

Como denunciar?

O cidadão liga para o Disque-saúde e faz a denúncia de locais que possam conter focos ou possíveis focos de mosquitos.

Telefone: 92 98842-5959

Que informações o usuário precisa ter em mãos?
Endereço completo (com ponto de referência) do local denunciado, e se possível o nome do proprietário.

Material educativo

Link úteis