Promoção da Saúde

Autocuidado

Como você tem cuidado de você?

Cuidar de você pode fazer toda a diferença na sua qualidade de vida e afeta diretamente a sua saúde física, mental, emocional, espiritual e social. Te convido a refletir sobre isso. Como você tem cuidado de si mesmo? Quanto de autocuidado você tem aplicado em sua vida?

O que é autocuidado?

Autocuidado significa cuidar de si. É muito importante cuidar bem daqueles que amamos, dos familiares, amigos e colegas, mas não podemos esquecer e negligenciar os cuidados com nós mesmos. Cuidar de si não é ser egoísta, não é deixar de dar atenção as demais pessoas, é buscar compreender as necessidades do seu corpo e da sua mente, buscando ter bons hábitos, aperfeiçoando seu estilo de vida, trabalhando a favor da promoção da sua saúde.

Dicas de autocuidado

Hábitos não são consolidados de imediato. É necessário a repetição de um ato, até o momento que ele se torne uma ação natural, espontânea. Portanto, adotar hábitos saudáveis para a nossa vida é um exercício de autocuidado, onde devemos ter em mente que o alvo dessa ação, é uma pessoa muito importante para a sua vida, você, ainda que a princípio essa ação pareça um sacrifício.

Dar o primeiro passo pode exigir algum esforço e ajuda, vamos a algumas dicas que podem contribuir:

Saúde física
Adquirir o hábito de praticar atividade física pode ser o ponta pé inicial. A atividade física favorece o sono, regula o apetite e o seu humor, melhora a sua concentração, coordenação motora e o equilíbrio. Ajuda no combate ao estresse e a depressão. Comece devagar, se estiver parado a muito tempo, inicie com a caminhada.

Saúde emocional
Você tem dificuldade para lidar com seus sentimentos? Como é difícil algumas vezes verbalizar o que sentimos, não é mesmo? Mas é muito importante esse exercício. Você pode começar praticando o processar e verbalizar seus sentimentos com seus amigos e familiares e se for necessário, procure ajuda profissional.

Precisamos aprender a lidar com nossas emoções, sentimentos e pensamentos, estabelecer limites é saudável e necessário.

Saúde mental
Podemos estimular nossa saúde mental desafiando nosso cérebro. Sabe aquela atividade que você sempre quis fazer, mas achava que não conseguiria? Tente, se desafie. Procure uma atividade nova, um hobby, saia da sua zona de conforto, mas lembre-se, você não precisa virar especialista.

Pode ser um caça palavras, uma aula de dança, pintura, algo que te faça feliz!

Saúde espiritual
Espiritualidade não tem a ver com religião. O que é então espiritualidade?

Significa estar ligado com o espírito, o seu espírito, estar inspirado.  Tem a ver com transcendência. Significa estabelecer uma ligação com o seu eu interior, aquela parte cheia de luz.

Para estabelecer esse contato pode-se usar diversas ferramentas: meditação, yoga, leitura, doar seu tempo para uma causa nobre, esses são apenas exemplos. Que tal começar com uma caminhada pela natureza?

Saúde social
O que seria de nós se não nos relacionássemos com outros seres humanos? Nem sempre podemos escolher com quem vamos conviver, mas podemos decidir com quem vamos nos relacionar efetivamente.

Passe tempo de qualidade com seus amigos e familiares, pessoas que te querem bem e busque novas e significativas conexões.

Quer ampliar seu leque de relacionamentos? Junte-se a um grupo de pessoas como você: uma equipe de corrida, seja voluntário em alguma causa que te mova, inscreva-se em novas atividades

Por fim, se dê um tempo de lazer, com pessoas importantes para você, bons papos, lugares legais, caminhe de mãos dadas, se cuide, se ame!

Voltar ao topo