Agentes de saúde da prefeitura realizam ações educativas sobre prevenção a acidentes de trânsito

23/05/2023 16h43

Equipes de saúde da Prefeitura de Manaus estão promovendo ações educativas para fortalecer as atividades da campanha Maio Amarelo, que busca sensibilizar a sociedade sobre as formas de prevenção aos acidentes de trânsito. Nesta terça-feira, 23/5, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) mobilizou profissionais do Distrito de Saúde (Disa) Sul para a programação.

A ação foi realizada na avenida Humberto Calderaro, no bairro Adrianópolis, zona Sul, e contou com distribuição de itens e material informativo, assim como orientações prestadas aos motoristas e transeuntes. Na última segunda-feira, dia 22, a programação foi promovida pelo Disa Norte, no Terminal 3, no bairro Cidade Nova, zona Norte.

“Esse ano, a campanha Maio Amarelo traz o tema ‘No trânsito, escolha a vida’, e estamos trabalhando essa temática em alguns pontos focais de cada Distrito de Saúde, como terminal de ônibus, faixas de pedestres e escolas”, observa a chefe do Núcleo de Prevenção de Riscos à Saúde por Causas Externas e Fatores de Risco da Semsa, Carla Azevedo.

Carla conta que ao longo de todo o mês, as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) vêm trabalhando o assunto junto aos usuários da rede, com a distribuição de folders e minipalestras proferidas nos corredores e salas de espera.

“Estamos chamando atenção sobre a importância de seguir as regras de trânsito com atenção, para evitar mortes, e condições de comorbidades causadas pelos acidentes”, ressalta.

Nesta quarta-feira, 24/5, o Disa Leste irá realizar a ação de educação em saúde na escola Vila da Felicidade, no bairro Mauazinho. Na quinta-feira, 25/5, é a vez do Disa Oeste, na escola estadual Gonçalves Dias, no bairro Dom Pedro, e na sexta-feira, 26/5, a escola Arthur Virgílio (BR-174) receberá a ação coordenada pelo Disa Rural.

Texto – Victor Cruz / Semsa

Foto – Divulgação / Semsa