Visa Manaus tem novo encontro com equipe do Hospital Alemão Oswaldo Cruz para implementar o SGQ

13/06/2023 18h13

A Diretoria de Vigilância Sanitária (Visa Manaus) da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) realizou, nesta terça-feira, 13/6, mais um encontro presencial com a equipe do Hospital Alemão Oswaldo Cruz (HAOC), instituição de São Paulo que, em parceria com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), presta consultoria para ajudar na implementação do Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) em órgãos de vigilância sanitária em todo o país.

Após dois encontros preparatórios realizados no ano passado, o novo encontro, coordenado pelo Núcleo de Gestão da Qualidade da Visa Manaus, teve o objetivo de apresentar o projeto de reformulação do Processo Administrativo Sanitário (PAS), primeira atividade da Vigilância Municipal a ser reelaborada dentro das normas do SGQ.

Para a consultora do HAOC, Luíza Martins, a troca de experiências foi fundamental para a continuidade da programação. Ela explicou que o trabalho chegou à etapa de avaliação de desempenho, na qual as equipes do hospital e da Visa Manaus analisaram todo o trabalho realizado verificando o que está dando certo e os desafios a serem vencidos.

“Estamos analisando se as mudanças implementadas realmente vão trazer melhorias aos processos de trabalho, se irão corresponder às expectativas da população. Tudo está sendo discutido e avaliado. Trata-se de um momento realmente esclarecedor”, acentuou.

Para a assessora da subsecretaria de Gestão da Saúde da Semsa, Angela Nascimento, a implantação do SGQ tem muito a agregar ao trabalho da Visa Manaus.

“Primeiro, porque há a qualificação das equipes que estão envolvidas nesse processo; e segundo, porque teremos o grande desdobramento disso, que vai ser a reorganização e melhoria do serviço prestado à sociedade, alinhado às diretrizes mais avançadas do Ministério da Saúde para o segmento”, explicou.

O diretor da Visa Manaus, Ewerton Wanderley, agradeceu à equipe do HAOC pela colaboração, e reafirmou o compromisso com a melhoria e inovação da gestão. “Esses são objetivos preconizados pela administração do prefeito David Almeida, e, como tal, também buscamos conhecer e dialogar com as práticas mais inovadoras e bem-sucedidas da nossa área, de modo a incorporá-las em benefício da população de Manaus”.

Sistema de Gestão da Qualidade

O SGQ é um conjunto de práticas avançadas de gestão, que busca redefinir a própria cultura de trabalho do local onde é aplicado, para trazer maior eficiência, inovação e harmonia entre setores e fluxos. Sua implantação acontece sob as diretrizes do Ministério da Saúde (MS), por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS).

A Visa Manaus foi um dos 10 órgãos de vigilância sanitária de todo o país escolhido para realizar a implantação do SGQ, com a orientação da Anvisa e do Hospital Alemão Oswaldo Cruz. O próximo encontro presencial entre a Visa Manaus e o HAOC está previsto para o mês de agosto.

Texto – Renildo Rodrigues / Semsa

Fotos – Divulgação / Semsa