Visa Manaus leva ação educativa a alunos da escola municipal Dr. Geraldo Pinheiro

03/08/2023 16h01

A Diretoria de Vigilância Sanitária (Visa Manaus) da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) realizou, nesta quinta-feira, 3/8, uma ação educativa especial para alunos da escola municipal Dr. Geraldo Pinheiro, no bairro Japiim, zona Sul da cidade. Uma equipe de fiscais da Gerência de Vigilância de Alimentos (Gevali) da Visa Manaus levou aos estudantes dicas e orientações sobre como evitar riscos à saúde na hora de comprar e consumir alimentos.

O diretor da Visa Manaus, Ewerton Wanderley, destacou o valor das ações de educação em saúde para todos os cidadãos. “A Visa Manaus, na gestão do prefeito David Almeida, tem se destacado pelos esforços cada vez maiores em prol da educação e da prevenção. Acreditamos que, tanto quanto o trabalho de fiscalização, o conhecimento sobre as boas práticas sanitárias é de fundamental importância para mitigar agravos e reforçar a segurança e bem-estar de todos”, afirmou.

A ação educativa, além de reforçar as orientações sobre os métodos para identificar alimentos em boas condições de consumo, como carnes, peixes, frutas e laticínios, e a maneira correta de armazená-los em casa, enfocou também a necessidade de higiene constante das mãos e de todos os objetos que forem entrar em contato com os produtos.

Com iniciativa as equipes da Visa Manaus deram mais um passo no processo de formação de multiplicadores das boas práticas sanitárias, como explicou o gerente da Gevali, Ricardo Celestino.

“Trata-se de uma ação tradicional que realizamos em homenagem ao Dia da Vigilância Sanitária, comemorado em 5 de agosto, onde apresentamos o trabalho dos fiscais de alimentos a alunos da rede municipal, com o apoio da Secretaria Municipal de Educação, a Semed”, frisou.

Celestino acrescentou que o trabalho na escola municipal Dr. Geraldo Pinheiro contemplou também os cuidados preventivos relacionados ao consumo de alimentos, com o objetivo de alertar os estudantes sobre as complicações de saúde que podem resultar da falta em relação à qualidade dos produtos.

“Os casos de contaminação e intoxicação envolvendo alimentos estragados, mal-acondicionados ou que não foram devidamente higienizados durante o preparo são muitos em nosso país, e podem resultar em consequências graves, incluindo o óbito. Por isso, é fundamental disseminarmos esse conhecimento, a fim de que os alunos o repassem a seus familiares e amigos, contribuindo para evitar tais ocorrências”, concluiu o gerente.

Projeto “Fiscais Mirins”

Dando continuidade à ação educativa da Gerência de Vigilância de Alimentos, nesta sexta, 4/8, um grupo de alunos que acompanhou a apresentação na Escola Dr. Geraldo Pinheiro irá participar do projeto “Fiscais Mirins”.

Na ação, os estudantes serão levados pelos fiscais da Gevali a um supermercado da cidade, a fim de vivenciar, na prática, as lições sobre como escolher, acondicionar e manipular alimentos de forma a evitar riscos sanitários. A atividade acontece pela manhã, em um estabelecimento da zona Sul de Manaus.

Texto – Renildo Rodrigues / Semsa

Foto – Divulgação / Semsa