Visa Manaus inspeciona pontos de venda de pomadas modeladoras para garantir segurança da população no Carnaval

Por Prefeitura de Manaus

02/02/2024 15h08

Icone audio
#paratodosverem – fiscais examinam pomadas modeladoras

A Prefeitura de Manaus, por meio da Diretoria de Vigilância Sanitária (Visa Manaus) da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), divulgou, nesta sexta-feira, 2/2, o saldo das fiscalizações realizadas no mês de janeiro nos pontos de venda de pomadas para modelar, fixar e trançar os cabelos, depois do registro, em outros estados brasileiros, de reações adversas ao uso desses produtos.

Ao todo, 33 lojas de produtos estéticos foram inspecionadas pela Gerência de Vigilância de Medicamentos (GEVMED) da Visa Manaus, sendo que 11 delas estavam vendendo as pomadas. Os produtos encontrados, porém, eram de marcas já testadas e aprovadas como seguras para utilização pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Todos os locais receberam orientações dos fiscais da Visa Manaus, para reforçar a necessidade de se adquirir apenas produtos devidamente licenciados pela agência.

A iniciativa, como explica o diretor da Visa Manaus, Ewerton Wanderley, teve o objetivo de comprovar se os produtos à venda tinham certificação de origem e segurança sanitária, para evitar agravos à saúde decorrentes do uso de produtos sem avaliação prévia.

“Embora não tenhamos recebido, até o momento, notificação de reações associadas ao produto em nossa cidade, nos mobilizamos para monitorar as pomadas disponíveis no comércio, e garantir que marcas em situação irregular não venham a colocar em risco a saúde dos consumidores”, esclareceu.

Operação “Cabelo Seguro”

Não é a primeira vez que as pomadas modeladoras para o cabelo requerem atenção especial devido a reações adversas. Em fevereiro de 2023, a Visa Manaus realizou a operação “Cabelo Seguro”, que fiscalizou o comércio e o uso das pomadas na capital amazonense após a Anvisa determinar, temporariamente, a suspensão do produto em todo o país.

Nos meses seguintes, a agência conduziu investigações em todas as marcas disponíveis no mercado, a fim de determinar quais delas estariam aptas para o consumo. Novos produtos em condições irregulares, porém, podem, eventualmente, chegar às lojas de cosméticos e salões de beleza, exigindo atenção especial do público e dos profissionais.

Recomendações da Anvisa

Consumidor

– Utilize apenas produtos da Lista de Pomadas Autorizadas.

– Se fez uso recente, lave os cabelos com cuidado, sempre lembrando de inclinar a cabeça para trás, para que o produto não entre em contato com os olhos.

– Em caso de contato acidental com os olhos, lave imediatamente com água em abundância.

– Em caso de qualquer efeito indesejado, procure imediatamente o serviço de saúde mais próximo.

– Em caso de efeito indesejado, notifique o caso à Anvisa por meio do endereço https://pesquisa.anvisa.gov.br/index.php/368782?lang=pt-BR ou pelo e_Notvisa: https://www.gov.br/pt-br/servicos/notificar-problemas-com-produtos-sujeitos-a-vigilancia-sanitaria.

Profissionais, salões e comércio em geral

– Utilize apenas produtos da Lista de Pomadas Autorizadas.

– O manuseio do produto também pode trazer risco aos aplicadores.

– Comercialize apenas produtos da Lista de Pomadas Autorizadas.

– Não existe determinação de recolhimento no momento, mas o produto deve ficar separado e não deve ser exposto ao consumo ou uso.

Confira a lista das pomadas autorizadas pela Anvisa em https://www.gov.br/anvisa/pt-br/assuntos/cosmeticos/pomadas/pomadas-autorizadas  

Para mais informações, acesse o portal da Anvisa em https://www.gov.br/anvisa/pt-br.  

Serviço

A população pode denunciar irregularidades sanitárias relativas à venda e utilização das pomadas modeladoras capilares por meio da Ouvidoria da Visa Manaus, no número (92) 98842-8481, ou pelo e-mail visamanaus.ouvidoria@gmail.com.

— — —

Texto – Renildo Rodrigues / Semsa

Fotos – Divulgação / Semsa