Visa Manaus encerra comemorações do Dia da Vigilância com o projeto ‘Fiscais Mirins’

Por Prefeitura de Manaus

04/08/2023 17h01

Icone audio

A Diretoria de Vigilância Sanitária (Visa Manaus) da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) realizou, nesta sexta-feira, 4/8, uma nova visita do projeto “Fiscais Mirins” a um supermercado no bairro Japiim, zona Sul da cidade, para encerrar as comemorações do Dia Nacional da Vigilância Sanitária.

Os 13 alunos da escola municipal Dr. Geraldo Pinheiro, também no Japiim, foram levados ao estabelecimento pela equipe da Gerência de Vigilância de Alimentos (Gevali), a fim de vivenciarem, na prática, as dicas e orientações sobre segurança alimentar apresentadas na aula especial promovida pela Gevali na última quinta, 3/8.

As fiscais especialistas Gizeli Giffoni, Josimara Moura, Brenda Figueiredo e Aucilene Mota conduziram os estudantes por cada seção do estabelecimento, a fim de demonstrar os aspectos que devem ser observados na hora de comprar e consumir os alimentos. Elas também explicaram como os supermercados devem acondicionar e expor esses produtos de acordo com as normas de segurança sanitária.

O diretor da Visa Manaus, Ewerton Wanderley, que acompanhou a ação, salientou que o projeto é importante para disseminar o conhecimento sobre as boas práticas sanitárias junto às comunidades onde os estudantes vivem.

“A partir do aprendizado adquirido na visita de hoje, esperamos que os alunos possam agir como multiplicadores das noções de segurança dos alimentos e que reforcem a atenção sobre a qualidade e o acondicionamento seguro dos produtos junto a seus pais e amigos, para que mais pessoas evitem consumir alimentos estragados ou contaminados”, afirmou.

O gerente de Vigilância de Alimentos, Ricardo Celestino agradeceu pelo apoio e mobilização dos entes envolvidos no projeto. “É somente com o suporte irrestrito da Prefeitura de Manaus, através da Semsa e da Secretaria Municipal de Educação (Semed), que podemos viabilizar mais esta oportunidade de aproximar o trabalho da Vigilância Sanitária dos estudantes”, disse.

A aluna Paloma Almeida Nogueira, de 9 anos, elogiou a atividade. “Foi muito legal a experiência desse aprendizado, de poder ver a validade dos produtos, a aparência, todas essas coisas, muito bom mesmo”, afirmou.

Para a pedagoga Cleise Souza, a visita dos “Fiscais Mirins” foi uma oportunidade única dentro da rotina escolar. “Para as crianças, foi um passeio pedagógico, de muitos ensinamentos e descobertas, além de uma consolidação de tudo o que elas aprenderam ontem. Posso dizer que todas gostaram muito, e não só elas – nós, os servidores que acompanhamos a ação, aprendemos muito também. É muito importante esse tipo de atividade, porque ela só beneficia nos processos de ensino e aprendizagem”, concluiu.

Dia Nacional da Vigilância Sanitária

O Dia Nacional da Vigilância Sanitária é comemorado no dia 5 de agosto, em referência ao dia do nascimento do médico e sanitarista brasileiro Oswaldo Cruz, e marca o reconhecimento da importância estratégica dessa área, responsável por diversas ações de preservação da saúde da população. Neste ano, a data cai num sábado, razão pela qual a Visa Manaus realizou os eventos comemorativos ao longo da semana.

— — —

Texto – Renildo Rodrigues / Semsa

Foto – Divulgação / Semsa