Prefeitura avança na implementação do Sistema de Gestão da Qualidade na Visa Manaus

Por Prefeitura de Manaus

30/08/2023 13h10

Icone audio

A Diretoria de Vigilância Sanitária (Visa Manaus) da Prefeitura de Manaus, vinculada à Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), concluiu, na quarta-feira, 29/8, o encontro presencial com representantes da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e do Hospital Alemão Oswaldo Cruz (HAOC), para discutir avanços e desafios na implementação do Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) nas práticas de trabalho da Visa Manaus.

O encontro é o quarto realizado neste ano como parte da agenda de ações para implantação do SGQ na Vigilância da capital amazonense. O Sistema de Gestão da Qualidade é um conjunto de práticas avançadas que visam maior eficiência, inovação e harmonia entre setores e fluxos.

O trabalho atual segue as diretrizes do Ministério da Saúde (MS), por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS). O Hospital Alemão Oswaldo Cruz é uma instituição de saúde sediada em São Paulo, que, em parceria com a Anvisa, presta consultoria para auxiliar na implementação do SGQ em órgãos de vigilância sanitária em todo o país. Manaus é uma das dez capitais brasileiras escolhidas pelo Ministério da Saúde para fazer parte do processo atual de implantação do sistema, o qual vem acontecendo desde junho de 2022.

Duas questões principais foram abordadas ao longo do encontro: a chegada de novos integrantes para o Grupo de Trabalho (GT) criado para a implantação do SGQ na Visa Manaus, os quais irão conhecer o trabalho desenvolvido até o momento; e a revisão desse mesmo trabalho por parte dos membros mais antigos e da equipe de consultoria, uma vez que o encontro atual é o penúltimo dentro da consultoria do HAOC, e é o próprio GT da Visa Manaus que irá dar continuação ao processo no próximo ano.

O diretor da Visa Manaus, Ewerton Wanderley, ressaltou o compromisso da Vigilância para com a continuidade da implantação do sistema, bem como o aprimoramento constante do trabalho realizado por seus servidores.

“A Diretoria de Vigilância Sanitária de Manaus, sob a orientação do prefeito David Almeida, tem se destacado nacionalmente em seu segmento graças ao empenho de toda a sua equipe para qualificar sua atuação, a fim de que o serviço entregue à sociedade seja cada vez mais ágil, eficaz e resolutivo, trazendo mais saúde e bem-estar a todos, e estimulando uma atividade econômica mais segura e responsável”, afirma.

Já para Alex Sander Duarte da Matta, especialista em Regulação e Vigilância Sanitária da Anvisa e coordenador de Articulação Interfederativa do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (CSNVS), a Visa Manaus tem tido um papel de destaque nos esforços para melhorar as práticas de trabalho em vigilância sanitária no país.

“O trabalho desenvolvido pela Visa Manaus, com o suporte e o incentivo da Semsa e da Prefeitura de Manaus, é fundamental não só pela dedicação que o GT e seus integrantes têm empenhado na implantação do SGQ, mas também porque Manaus aderiu a outra iniciativa muito importante: o projeto de revisão do Código Sanitário do município”.

De acordo com Alex, o novo código trará segurança jurídica à implementação do SGQ, com requisitos e diretrizes que solidificam as suas práticas dentro das rotinas de trabalho da Visa Manaus. “Então esse esforço conjunto certamente irá se refletir numa grande melhoria de todos os processos de trabalho da Vigilância, resultando num serviço cada vez melhor e mais eficiente à população”, explica.

O último encontro presencial entre a Visa Manaus e a equipe de consultoria está previsto para o mês de outubro, em um evento promovido pela Anvisa em Brasília (DF), o qual reunirá todos os entes participantes do projeto atual de implantação do SGQ.

— — —

Texto – Renildo Rodrigues / Semsa

Fotos – Divulgação / Semsa