Prefeitura de Manaus monitora segurança sanitária no Sambódromo durante os desfiles

02/02/2024 16h08

#paratodosverem – fiscais da Visa Manaus atuando no Sambódromo

Por meio da Diretoria de Vigilância Sanitária (Visa Manaus) da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), a Prefeitura de Manaus vem monitorando a segurança sanitária no Centro de Convenções Professor Gilberto Mestrinho, o Sambódromo, no bairro Dom Pedro, zona Centro-Oeste da cidade. A ação ocorre durante os desfiles das escolas de samba do Carnaval de Manaus, que começaram na quinta-feira, 1/2, e vão até sábado, 3/2.

“Cumprindo o seu papel, a vigilância municipal se faz presente também nos eventos de grande porte da capital amazonense, atuando para prevenir ameaças à saúde e bem-estar da população. Para os desfiles desse ano, mobilizamos as equipes de três das nossas gerências – Alimentos, Serviços e Engenharia Sanitária – para inspecionar o sambódromo, prestando orientações e intervindo nas situações de risco sanitário potencial”, explica o diretor da Visa Manaus, Ewerton Wanderley.

A Gerência de Vigilância de Alimentos (Gevali) foi encarregada de fiscalizar os pontos de venda de alimentos e bebidas dentro do Sambódromo, para verificar o cumprimento dos padrões de higiene, armazenamento e manuseio dos produtos que são ofertados ao público.

Já à Gerência de Vigilância de Serviços (GVSER) cabem as inspeções nas ambulâncias e demais equipamentos e instalações de saúde disponibilizados no Sambódromo, para o evento. Padrões de qualidade, higiene e quantitativos dos itens necessários à oferta plena dos serviços de saúde são alguns dos elementos verificados pelos fiscais.

A Gerência de Engenharia Sanitária (GENGS), por sua vez, fiscaliza o atendimento dos protocolos sanitários na estrutura do Sambódromo: condições dos banheiros, da rede elétrica, das saídas de emergência, dentre outros.

A população pode denunciar irregularidades sanitárias relativas a produtos e serviços por meio da Ouvidoria da Visa Manaus, no número (92) 98842-8481, ou pelo e-mail visamanaus.ouvidoria@gmail.com.

Texto – Renildo Rodrigues / Semsa

Fotos – Divulgação / Semsa