Prefeitura de Manaus inicia programa de qualificação técnica voltado a mais de 300 agentes de saúde

Por Prefeitura de Manaus

24/08/2022 15h38

Icone audio

A Prefeitura de Manaus deu início, na última terça-feira, 23/8, às atividades do programa “Saúde com Agente”, que oferta qualificação técnica a 322 agentes da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa). A formação, que terá 10 meses de duração e carga horária de 1.275 horas, será coordenada pela Escola de Saúde Pública de Manaus (Esap/Semsa).

 

 

O programa é uma iniciativa da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES), do Ministério da Saúde (MS), que objetiva oferecer qualificação técnica para 200 mil agentes de saúde em todo o Brasil para melhorar os indicadores de saúde, a qualidade e a resolutividade dos serviços da Atenção Primária aos usuários do SUS.

 

“O ‘Saúde com Agente’ valoriza ainda mais os agentes, que desempenham papel relevante como educadores para a cidadania na saúde, por meio de maior atuação na prevenção e no cuidado das pessoas. O intuito é que esses profissionais tenham um olhar apurado sobre informações coletadas nas residências e saibam melhor orientar os usuários que necessitam de atendimento”, explicou a diretora-executiva da Esap, Karina Cerquinho.

 

Karina informou que a capacitação, que será desenvolvida em formato híbrido, irá alcançar 202 Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e 120 Agentes Comunitários de Endemias (ACE), que atuam nos cinco distritos de saúde da capital. Os trabalhos serão conduzidos por tutores e preceptores.

 

As aulas começaram, na terça-feira, por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), e podem ser acessadas por qualquer dispositivo com acesso à internet. Nos próximos meses, atividades presenciais serão desenvolvidas em unidades de saúde a fim de qualificar o trabalho cotidiano.

 

O programa foi criado em atenção às leis que ampliaram as atribuições dos ACS e dos ACE, e conta com a parceria da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e do Conasems. No dia 22/8, a Semsa realizou uma live para alunos e gestores com o intuito de esclarecer dúvidas e alertar para o início das atividades.

 

— — —

Texto e fotos – Divulgação / Semsa

Em anexo.