Prefeitura realiza oficina para capacitar profissionais sobre manejo do aleitamento materno

Por Prefeitura de Manaus

09/08/2023 9h22

Icone audio

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), promoveu, na terça-feira, 8/8, no auditório da unidade da Fametro, na Cachoeirinha, zona Sul, a primeira oficina “Manejo do Aleitamento Materno”. O curso fez parte das comemorações do ‘Agosto Dourado’, campanha que tem o objetivo de sensibilizar a sociedade sobre a importância de apoiar as mulheres para garantir o aleitamento materno, que é fundamental para o desenvolvimento saudável das crianças.

A oficina, direcionada aos profissionais de saúde (médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem) dos cinco Distritos de Saúde (Disas), da Semsa, aconteceu das 8h às 17h. A roda de conversa, que permite a horizontalização no diálogo e o protagonismo na busca de soluções, foi a metodologia escolhida para o desenvolvimento das atividades.

A chefe do Núcleo de Atenção à Saúde da Criança e do Adolescente, Janaína Sá Terra, informou que 60 profissionais, indicados pelos Distritos de Saúde, participaram da oficina, realizada em parceria com a Sociedade Amazonense de Pediatria (Saped) e com o apoio do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e da Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais (Adra).

“Os profissionais foram divididos em cinco grupos e cada equipe ficou com um tema. Para desenvolver cada um dos eixos que abordaram a anatomia da mama, pega e posição correta, a retirada do leite materno, traumas mamilares e questões relacionadas à saúde da mãe e do bebê, contamos com facilitadores. Nossa preocupação foi justamente falar sobre situações da rotina dos profissionais da Atenção Primária”, explicou.

A técnica do Núcleo de Atenção à Saúde da Criança e do Adolescente, enfermeira Ivone Amazonas, atuou como facilitadora da oficina e acrescentou que, ao conhecer e dominar as técnicas, os profissionais irão contribuir diretamente para a proteção e incentivo ao aleitamento materno e, assim, reduzir a mortalidade infantil. “O principal objetivo foi capacitar profissionais para o manejo adequado e seguro do aleitamento materno nas unidades, sem a necessidade de remanejar essa mãe para uma maternidade. Foi uma atividade proveitosa para todos os participantes”, disse.

A coordenadora do Projeto de Saúde da Adra em Manaus, Susi Leão, elogiou a iniciativa da Semsa e reforçou que as parcerias entre as instituições têm dado bons resultados. “Neste evento de hoje, conseguimos avançar mais na disseminação de informações, o que contribui para o aperfeiçoamento dos profissionais de saúde e sensibiliza a população de um modo geral”, garantiu.

O médico Ezequiel Fernandes, que atende na USF São Francisco, na zona sul de Manaus, observou que a oficina ajudou a aprofundar os conhecimentos sobre o aleitamento materno. “É importante que todo profissional de saúde saiba orientar e fortalecer essa prática, para que as crianças sejam amamentadas, exclusivamente, com o leite materno até os seis meses de idade e que, após esse período, quando começam a ingerir alimentação sólida, consigam manter a amamentação, seguindo as recomendações da Organização Mundial de Saúde”, destacou.

— — —

Texto – Tânia Brandão/Semsa

Fotos – Artur Barbosa / Semsa

Disponíveis emhttps://flic.kr/s/aHBqjAQvyk