Prefeitura de Manaus certifica comunitários do Tupé

Por Prefeitura de Manaus

21/07/2023 16h44

Icone audio

A Prefeitura de Manaus, por meio da Escola de Serviço Público Municipal e Inclusão Socioeducacional (Espi), vinculada à Secretaria Municipal de Administração, Planejamento e Gestão (Semad), certificou, na manhã desta sexta-feira, 21/7, 40 alunos, na comunidade Agrovila, situada na reserva do Tupé, a 27 quilômetros da capital.

Para impulsionar o desenvolvimento local, no primeiro semestre de 2023, a Espi realizou, gratuitamente, cursos de: Prática de Tingimento Natural, Gestão de Conflitos e Espanhol voltado para o atendimento e empreendedorismo sustentável. 

A diretora do Departamento de Aperfeiçoamento da Semad (Deap), Jeânia Bezerra, falou sobre a satisfação de realizar a entrega dos certificados para os comunitários. “Estamos muito felizes em poder trazer a capacitação de cursos que abordam temas importantes, e que atendem a necessidade dessa região. Voltaremos no próximo ano com novos cursos. E que desta forma possamos cada vez mais contribuir para o crescimento das comunidades”, disse a diretora.

O objetivo é ampliar o lucro dos pequenos empreendedores, através dos cursos que possibilitem a oportunidade de aumentar o aproveitamento da mão de obra comunitária.

“A partir de agora, poderei me comunicar com as pessoas que chegam na nossa comunidade e falam a língua espanhola. A prefeitura está nos ajudando muito através da Espi”, agradeceu Rosivan Moraes, que trabalha como guia turístico.

As capacitações contribuem para a melhoria da qualidade ambiental, estimulando a qualificação e a descoberta de novos talentos através da confecção de produtos oriundos dos recursos naturais da Amazônia, como também melhorar a comunicação entre os turistas que visitam as comunidades, por meio dos guias turísticos, que acompanham e recepcionam os turistas, para que conheçam a região.

— — —

Texto – Divulgação / Semad 

Fotos – Dhyeizo Lemos / Semcom

Disponíveis em – https://flic.kr/s/aHBqjANd2x