Representantes do SUS na zona Rural de Manaus participam da 16ª Semana do Controle Social

25/11/2022 16h41

A 16ª Semana do Controle Social de Manaus, coordenada pelo Conselho Municipal de Saúde (CMS/Manaus) e a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), foi encerrada na manhã desta sexta-feira, 25/11, no auditório do Complexo de Saúde Oeste, no bairro da Paz. A programação foi direcionada para os representantes do controle social da zona Rural (Terrestre e Fluvial), entre lideranças comunitárias, conselheiros locais e municipais de saúde.

Segundo o conselheiro municipal de saúde, Marcilei Pinto da Silva, representante da zona Rural Fluvial de Manaus, a 16ª Semana do Controle Social é um evento realizado anualmente para comemorar o aniversário do Conselho Municipal de Saúde (CMS) e fortalecer o controle social no Sistema Único de Saúde (SUS).

“Esse é um momento em que gestores, trabalhadores e usuários do SUS podem discutir as dificuldades e as políticas públicas para a zona Rural, buscando soluções para os problemas existentes nas localidades”, explicou Marcilei.

A zona Rural de Manaus conta com sete Conselhos Locais de Saúde (CLSs), vinculados a sete Unidades Básicas de Saúde (UBSs), cada um composto por representantes de gestores (25%), trabalhadores (25%) e usuários (50%) dos SUS.

Durante a programação, o diretor do Distrito de Saúde (Disa) Rural, Rubens dos Santos, lembrou que o controle social é uma das diretrizes do SUS e que contribui apontando potencialidades e fragilidades no sistema de saúde, por meio do CMS e dos Conselhos Locais de Saúde.

“Usuários, gestores e servidores estão reunidos nesse momento em mais uma ação para fortalecer o SUS nas comunidades ribeirinhas, nas comunidades em ramais e estradas da zona Rural, contribuindo para melhorar os serviços”, afirmou Rubens.

Na composição do CMS/Manaus, são disponibilizadas 32 vagas para conselheiros municipais e respectivos suplentes, distribuídas entre gestores (25%), trabalhadores (25%) e usuários (50%) do SUS. A capital amazonense conta ainda com um total de 68 Conselhos Locais de Saúde (CLSs) que atuam no controle social em 68 UBSs nas zonas Norte, Sul, Leste, Oeste e Rural.

O conselheiro e subsecretário de Gestão da Saúde da Semsa, Djalma Coelho, destacou que o controle social no SUS, além da esfera municipal, é exercido por meio dos conselhos de saúde em esfera estadual e federal, com a descentralização do Conselho Municipal de Saúde por meio dos Conselhos Locais.

“Os conselheiros locais têm um papel essencial municiando o CMS e a gestão com informações e demandas das comunidades. É um trabalho que envolve muitas mãos, em uma construção coletiva, extremamente importante para que a gestão possa tomar decisões mais efetivas. Ninguém melhor que o trabalhador e o usuário, que conhecem de forma muito próxima o próprio território, para contribuir com a gestão e melhorar a qualidade dos serviços de saúde nas comunidades. Para a zona Rural, o controle social é ainda mais importante considerando as dificuldades de acesso, às distâncias geográficas e as questões de logística”, ressaltou Djalma Coelho.

Programação

A 16ª Semana do Controle Social de Manaus foi iniciada no dia 17 de novembro com uma programação dividida entre as zonas Norte, Sul, Leste, Oeste e Rural, e palestras sobre temas como “Doenças Reemergentes (poliomielite e sarampo)”, “Doenças Emergentes (MonkeyPox)”, “O controle social na área da saúde” e “Sistema DigiSUS – Gestor Módulo Planejamento”.

Na programação desta sexta-feira, um dos temas abordados foi “Malária e fatores de vulnerabilidade social em populações rurais do município de Manaus”. A palestra foi conduzida pela enfermeira Rita de Cássia Ferreira Serra, mestre em Doenças Infecciosas e Parasitárias pela Fundação de Medicina Tropical.

“O objetivo da palestra foi destacar a relação da malária e a vulnerabilidade da população que mora na zona Rural. É uma população de alta vulnerabilidade social, que tem conhecimento sobre a doença e os sintomas. A dificuldade é principalmente na questão de prevenção, que ainda precisa ser melhor trabalhada, como o uso do mosquiteiro, uso de repelente e de telas nas portas e janelas das casas”, informou Rita de Cássia.

Em 2022, o município de Manaus apresentou 2.313 casos de malária, em uma redução de 44,37% em relação ao número de casos registrados entre janeiro e novembro do ano passado.

O presidente do CMS/Manaus, conselheiro Lindomar Souza, destacou o balanço positivo do evento com a participação de usuários, gestores e trabalhadores do SUS das cinco zonas de Manaus, e com a discussão dos temas que foram abordados durante a programação.

“Foram temas importantes para promover o debate entre os participantes e que ajudaram a qualificar os conselheiros de saúde, que são também lideranças comunitárias e irão replicar as informações nas comunidades em que eles atuam”, afirmou Lindomar Souza.

Texto e fotos – Divulgação / Semsa