CMDCA corrige informação errada referente a domicílios eleitorais para as eleições de conselheiros tutelares

24/05/2023 18h03

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc) e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), corrigem a informação publicada na última terça-feira, 23/5, referente às atualizações cadastrais de domicílios eleitorais para a eleição dos novos Conselheiros Tutelares da capital amazonense.

Diferentemente do que foi publicado, a atualização do domicílio eleitoral para o pleito deste ano não ocorrerá baseando-se apenas no desejo do eleitor de eleger seu candidato de preferência mesmo que este concorra em uma zona eleitoral diferente, mas sim conforme a área de residência atual do eleitor.

Assim, eleitores com o domicílio eleitoral desatualizado, caso queiram votar nos candidatos de sua região, deverão se apresentar à sede do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM), localizada na avenida André Araújo, no bairro Aleixo, zona Centro-Sul da cidade, portando a Carteira de Identidade (RG), Cadastro de Pessoa Física (CPF) e comprovante de residência, a fim de atualizar a informação e garantir o voto apenas aos candidatos atuantes em suas zonas eleitorais atuais.

“O conceito de um domicílio eleitoral é pensado justamente para que o cidadão possa eleger candidatos que atuam dentro de suas comunidades, próximo a sua realidade como um todo. É atualizando o cadastro eleitoral que o eleitor pode votar no candidato que realmente trabalha e faz a diferença dentro daquela região. Sem a atualização, o eleitor se verá forçado a escolher entre candidatos dos quais ele não conhece verdadeiramente o trabalho, e não é isso que queremos”, explicou a presidente do CMDCA e subsecretária de Políticas Afirmativas para Mulheres e Direitos Humanos, Graça Prola.

O período para a atualização do cadastro eleitoral inicia-se na próxima sexta-feira, 26/5, e seguirá aberto até o dia 30/6.

Texto – Guilherme Araújo Pacheco / Semasc

Foto – Marcely Gomes / Arquivo Semasc