Plano Municipal de Assistência Social é aprovado por conselho em Manaus

08/07/2022 17h55

O Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) aprovou, na última quarta-feira, 6/7, o Plano Municipal de Assistência Social elaborado pela Prefeitura de Manaus, via Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc). Responsável por consolidar o processo de organização e aprimoramento de ações relacionadas à política de assistência social, o plano é elaborado em paralelo ao Plano Plurianual (PPA), que visa estabelecer diretrizes, objetivos e metas a serem seguidos ao longo de um período de quatro anos.

De acordo com a secretária titular da Semasc, Jane Mara Moraes, a aprovação do plano é essencial para a ampliação e qualificação da assistência social na cidade, uma vez que é através dele que a secretaria tem acesso a recursos estaduais e federais.

“O plano municipal é um importante instrumento da política social para o desenvolvimento do Sistema Único de Assistência Social (Suas), então a aprovação pelo conselho municipal fortalece e ratifica tudo aquilo que fizemos como planejamento das ações para a gestão do prefeito David Almeida. Com uma série de ações previstas a serem desenvolvidas a partir desse plano, estamos todos muito gratos pelo êxito do processo”, concluiu a secretária.

Lorena Barreto, diretora de Área da Gestão do Suas, também destaca a importância de organizar, regular e nortear a execução das políticas de assistência social para a redução e enfrentamento de vulnerabilidades sociais através de ações estratégicas, como o diagnóstico socioterritorial, por exemplo.

“Procuramos, na elaboração do plano municipal, analisar e trazer vários aspectos que deverão auxiliar no avanço das políticas de assistência social. Com o plano já aprovado, o próximo passo é trabalharmos para cumprir todas as nossas metas de maneira eficiente e qualificada”, finalizou.

Texto – Guilherme Araújo Pacheco / Semasc

Foto – Marcely Gomes / Semasc