Prefeitura conscientiza trabalhadores para saúde da voz em ação na Manaus Moderna

Por Prefeitura de Manaus

14/04/2023 18h01

Icone audio

Equipes da Prefeitura de Manaus realizaram uma abordagem educativa nesta sexta-feira, 14/4, na feira Manaus Moderna, no Centro, promovendo a sensibilização de trabalhadores que atuam no local para a importância da saúde da voz. A ação, realizada pelo Centro de Referência em Saúde do Trabalhador da Secretaria Municipal de Saúde (Cerest/Semsa) em conjunto com o Cerest-AM, ocorre em apoio à campanha Amigos da Voz, promovida pela Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFa).

A campanha, que acontece em alusão ao Dia Mundial da Voz (16 de abril), chega a sua 18ª edição com o tema “Voz: conexão sem fronteiras”. Na ação na frueira Manaus Moderna, que recebeu o mesmo nome da campanha, servidores e estagiários do Cerest/Manaus distribuíram material educativo, informando sobre cuidados, prevenção e sintomas de doenças que afetam a voz, e realizaram uma enquete sobre saúde vocal entre os trabalhadores da área.

O chefe do Cerest/Semsa, Jean Maxyminno, assinala que a Manaus Moderna abriga centenas de trabalhadores que dependem da voz, falada ou cantada, não só para se comunicar, como também para vender seus produtos e garantir o sustento de sua família.

“Nosso objetivo é trazer consciência a respeito da saúde vocal e do seu papel essencial no contexto da comunicação humana. Ao trazermos a temática da conexão sem fronteiras, destacamos que a voz expande nossos limites e amplia nossas possibilidades de conquistas, mas para isso é preciso de cuidados”, afirma. 

A ação educativa enfocou os cuidados necessários com a saúde da voz, apontando medidas preventivas contra doenças e alertando para sintomas que requerem diagnóstico de um profissional médico ou fonoaudiólogo, bem como orientando sobre possíveis tratamentos.

Cuidados com a voz

Os profissionais da Cerest/Manaus apontam que a voz nem sempre é considerada como algo que requer cuidado ou tratamento, mas que ela também requer atenção. A especialista em Saúde do Trabalhador do Cerest/Semsa, Socorro Soares, alerta que a disfonia, identificada quando há dificuldade na produção natural da voz, compromete o desempenho satisfatório da fala tanto na comunicação do dia a dia quanto do trabalho.

“É importante alertar que a disfonia pode ser sinal ou mesmo sequela de diversos tipos de cânceres de cabeça e pescoço. A associação de tabagismo e etilismo pode aumentar em até 40 vezes o risco de carcinoma de cabeça e pescoço”, ressalta a especialista, que também atua como fonoaudióloga da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP).

Socorro Soares chama a atenção ainda para alguns fatores de risco que podem ser evitados em prol da saúde vocal. Dentre eles, fumar e ingerir bebida alcoólica; uso vocal em alta demanda como falar frequentemente ao telefone; falar em situações de competição sonora; gritar e falar em forte intensidade; automedicação; alta ingestão de bebida alcoólica; falar com esforço; falar em público sem orientação prévia; tosse constante; uso de drogas; hidratação insuficiente; dieta inadequada.

A especialista do Cerest/Semsa orienta ainda que, ao sinal de alterações da voz e tosse constante por mais de 15 dias, é importante procurar a orientação profissional, tanto para o diagnóstico como para o tratamento.

Conversas e ‘Podcrest’

Além de sensibilizar os trabalhadores da Manaus Moderna para as condições de saúde vocal e seus cuidados, a ação do Cerest/Semsa e Cerest-AM buscou coletar depoimentos em áudio desses personagens acerca de suas vivências e desafios no trabalho. O material vai compor o 10º episódio do “Podcrest”, podcast idealizado por Socorro Soares, produzido pelo Cerest-AM e disponível nas principais plataformas tocadoras de podcast (@podcrest).

Jean Maxyminno destacou a importância da iniciativa no sentido de conhecer a realidade de quem trabalha na feira do Centro de Manaus.

“São trabalhadores com vínculo de trabalho precário, informal, que muitas vezes são inviabilizados e que hoje tiveram oportunidade de usar sua voz para conversar com a equipe da saúde do trabalhador. Eles falaram sobre o que significa ser trabalhador, sobre acidentes e adoecimento relacionados ao trabalho, sobre o poder da voz para realizar sonhos”, conclui o chefe do Cerest/Semsa.

— — — 

Texto – Jony Clay Borges / Semsa

Foto – Divulgação / Semsa