Alunos da Prefeitura de Manaus participam da 8ª edição do ‘Oca vai à escola’

Por Prefeitura de Manaus

29/09/2023 14h30

Icone audio

A 8ª edição do “Oca vai à escola”, da Prefeitura de Manaus, esteve, na manhã desta sexta-feira, 29/9, na Escola Municipal João Valente, no bairro Betânia, zona Sul e contou com a participação de alunos, professores e ainda secretarias e órgão parceiros da ação, desenvolvida pelas Ocas do Conhecimento Ambiental, da Secretaria Municipal de Educação (Semed). 

O objetivo do programa é sensibilizar os estudantes sobre a importância das questões ambientais, preservação da fauna e dos recursos hídricos, cidadania, arborização e descarte correto de resíduos. 

A aula diferenciada acontece sempre na última sexta-feira do mês e envolve várias atividades com palestras sobre higiene pessoal, meio ambiente, trânsito, prevenção ao tráfico humano e exploração sexual, animais peçonhentos, entre outros. Todos os temas são divididos por sala e todos os alunos visitam. 

Para o coordenador das Ocas, Renato Júnior, é muito importante desenvolver a conscientização ambiental no estudante, já que todos estão sofrendo a mudança climática que Manaus está vivendo. “Existe uma preocupação muito grande da rede municipal, desde muito cedo, despertar nos alunos a conscientização ambiental. Nos últimos dias, estamos vivendo momentos muito prejudiciais para a nossa saúde em Manaus, com muita fumaça e calor, essas atividades trazem uma temática diferenciada que levam os alunos a refletir sobre suas ações”, disse Renato. 

Mais de cem estudantes, do 1º ao 5º ano do ensino fundamental, participaram da atividade. Sarah Giovana dos Santos, 10, do 5º ano, assistiu à palestra sobre a “Importância da Água” e entendeu tudo direitinho. “Nós devemos preservar o meio ambiente e os animais que vivem na água. Não devemos poluir os rios ou igarapés, porque os animais precisam da água e nós também precisamos e um dia isso tudo pode acabar”, disse a estudante. 

Para a professora Nilza Barbosa, do 1º ano, o “Oca vai à escola” leva uma aula diferenciada para os estudantes. “É muito importante os alunos participarem de atividades como essas, onde eles conseguem chegar perto dos animais, ouvir de pessoas que trabalham com o meio ambiente o que deve ser feito, para que a natureza seja preservada. Tudo isso é uma forma de ampliar o conhecimento das crianças, já que trabalhamos a temática todos os dias, mas, hoje, é algo diferente para eles”, comentou a educadora.

— — —

Texto – Érica Marinho/ Semed

Fotos – Matheus Perdiz/ Semed

Disponíveis em – https://flic.kr/s/aHBqjAWwww