Prefeitura e OIM promovem palestra alusiva ao ‘Novembro Azul’ a famílias venezuelanas

27/11/2023 15h18

#paratodosverem palestra foi realizada no Serviço de Acolhimento Provisório Indígena Venezuelano Warao

Em alusão a campanha “Novembro Azul”, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), promoveu, nesta segunda-feira, 27/11, em parceria com a Organização Internacional para as Migrações (OIM), uma palestra de prevenção do câncer de próstata a usuários atendidos pelo Serviço de Acolhimento Provisório Indígena Venezuelano Warao Tarumã-Açu, localizado na zona Oeste.

Realizada inteiramente em espanhol, a palestra abordou os principais tópicos acerca da realidade em volta do câncer de próstata no Brasil, como os principais sintomas, a importância do exame de toque e em quais unidades de saúde do sistema público procurar atendimento.

“Ao longo de todo o ano promovemos inúmeras campanhas voltadas para o desenvolvimento de práticas de autocuidado por parte dos usuários acolhidos, portanto, não poderíamos deixar de promover um momento como este. Para além das barreiras linguísticas, as famílias venezuelanas warao possuem uma demanda muito específica no que diz respeito a sua percepção de saúde. Então, trabalhamos diariamente para que todos possam ter o direito e o acesso aos serviços oferecidos pelo Sistema Único de Saúde e equipamentos da assistência social”, explicou Sabrina de Oliveira Marques, coordenadora em exercício do abrigo.

De acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer de próstata é a causa de morte de 28,6% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas, com um homem morrendo a cada 38 minutos por conta da doença. Para Gabriela de Abreu, promotora de Saúde da OIM, é fundamental que tais dados e outros aspectos do tema sejam devidamente repassados à população refugiada, migrante e apátrida presente na capital, garantindo sua ciência em relação aos cuidados com a própria saúde.

“Nossa articulação com o abrigo é muito importante, para que as famílias acolhidas fiquem a par de todas as campanhas promovidas pelo Ministério de Saúde. Sabemos que são pessoas com um conhecimento ancestral e tradicional acerca da saúde e abraçar essa interculturalidade é fundamental para o êxito de nosso trabalho, não apenas realizando nossas atividades em espanhol para o melhor entendimento, mas buscando entender profundamente suas percepções de vida”, destacou Gabriela.

Vivendo em Manaus há dois anos com a família, Melvin Jesus ressaltou a importância da palestra para a sua visão em relação à própria saúde. “Sou pai de cinco filhos, então acredito ser muito importante esse cuidado comigo mesmo, pois o que mais desejo é vê-los crescer em boa forma. Temos muitos momentos como este e que acabam sempre sendo muito valiosos para nós”, afirmou.

Texto – Guilherme Pacheco / Semasc

Fotos – Diego Lima / Semasc