Prefeitura realiza ação de sensibilização e combate à violência contra a mulher

12/03/2024 12h34

Ação de sensibilização
#paratodosverem – Servidoras da Semasc entregando ventarola informativa durante ação de sensibilização e combate à violência contra a mulher no bairro Nossa Senhora de Aparecida

Como parte da programação alusiva ao Dia Internacional da Mulher, celebrado na última sexta-feira, 8/3, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), realizou, nesta terça-feira, 12/3, uma ação de sensibilização e combate à violência contra a mulher no bairro Nossa Senhora de Aparecida, na zona Sul.

Durante a manhã, equipes do Departamento de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher percorreram a tradicional feira itinerante da Aparecida e seus arredores, distribuindo material informativo e orientando a população quanto aos serviços oferecidos pela gestão municipal para mulheres vítimas de violência.

“A abordagem socioeducativa tem esse objetivo de divulgar informações e chegar de forma mais próxima da população para que todos tenham ciência do que é violência doméstica e quais são os canais de denúncia. É uma forma simples e objetiva de divulgarmos as informações que consideramos essenciais”, destacou a Simone Menezes, assistente social do Departamento de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher.

Políticas afirmativas para mulheres

Na Semasc, aSubsecretaria Municipal de Políticas Afirmativas para as Mulheres e de Direitos Humanos é responsável por formular e executar políticas e ações afirmativas voltadas para a prevenção, combate e enfrentamento à violência contra as mulheres, por meio da assistência social e jurídica, assim como o acompanhamento psicológico à mulher em situação de violência doméstica e familiar.

A subsecretaria também busca promover a emancipação feminina por meio da realização de cursos de qualificação, visando a geração de renda e o empreendedorismo, procedimentos necessários para viabilizar a superação das violências sofridas. Para isso, a gestão municipal conta com o Centro de Referência dos Direitos da Mulher (CRDM), localizado no bairro Flores, na zona Centro-Sul, e com a Ycamiabas – Casa de Acolhimento para Mulheres Vítimas de Violência, no bairro Nossa Senhora de Aparecida, na zona Sul.

Texto – Guilherme Pacheco / Semasc

Fotos – Diego Lima / Semasc