Prefeitura de Manaus divulga resultado final do Festival Folclórico dos Bairros

14/06/2023 15h02

Trinta e um arraiais, quermesses e festivais folclóricos foram contemplados pelo edital nº 005/2023, lançado pela Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), que destina apoio estrutural para os festivais folclóricos nos bairros da cidade. O resultado final divulgado pela comissão técnica foi publicado na edição 5.604 do Diário Oficial do Município (DOM), desta terça-feira, 13 de junho.

De acordo com o diretor-presidente da Manauscult, Osvaldo Cardoso, o festival nos bairros, que estavam suspensos desde 2019, retorna à programação da Diretoria de Eventos Comunitários da Manauscult, atendendo determinação do prefeito de Manaus, David Almeida.

“O retorno do festival folclórico dos bairros com o apoio da Prefeitura de Manaus é um pedido do prefeito David Almeida que, graças ao ajuste financeiro que fizemos na Manauscult, com o apoio da Secretaria Municipal de Finanças e Tecnologia da Informação, a Semef, será possível fomentar essas festividades, tão tradicionais em nossa cidade”, disse Cardoso.

A homologação do edital também consta na mesma edição do DOM. A chamada pública previa apoio a até 60 eventos folclóricos. Ao todo, 40 propostas foram analisadas pela comissão, 31 habilitadas e as demais foram inabilitadas por não atenderam às obrigatoriedades do edital ou por terem seus recursos indeferidos. Dos critérios avaliados na seleção, destacam-se o interesse público, participação popular, histórico, impacto social, relevância cultural e portfólio.

O apoio consiste na concessão de serviços de sonorização, iluminação, palco e banheiros químicos. Os eventos deverão acontecer entre 20 de junho a 31 de agosto de 2023, em todas as zonas da cidade. O resultado final pode ser consultado também pelo link https://manauscult.manaus.am.gov.br/festival-folclorico-do-amazonas-e-dos-bairros/.

Histórico

Os festivais folclóricos dos bairros, aconteciam, esporadicamente, quando solicitado apoio por meio de ofícios, desde 1960. Somente em 2016, é que o Festival Folclórico dos Bairros ficou assegurado por meio de Editais.

Suspenso desde 2019, este ano, os organizadores poderão contar com apoio com serviços de sonorização, iluminação, palco e banheiros químicos para a realização das festividades nos bairros, que conta com várias atrações, dentre elas, apresentações de cirandas, danças nordestinas, quadrilhas e tribos.

– — —

Texto – Emanuelle Baires / Manauscult