Manaus receberá recursos do governo federal para combater danos causados pela vazante histórica

16/10/2023 15h21

O prefeito de Manaus, David Almeida, participou, na manhã desta segunda-feira, 16/10, do encontro realizado na Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), localizada no Distrito Industrial 1, com a ministra da Saúde, Nísia Trindade, para falar sobre os recursos do Ministério da Saúde (MS), que visam ampliar o atendimento da população na região, como parte das ações de enfrentamento à estiagem e incêndios em municípios do Amazonas.

No total, serão destinados mais de R$ 220 milhões para 59 municípios do Amazonas, entre eles a capital Manaus, para ações de média e alta complexidades em saúde. Desse valor, R$ 102,3 milhões serão liberados de uma vez e R$ 122 milhões em parcelas.

“As mudanças climáticas são uma realidade, os efeitos a cada ano se farão mais intensos e isso requer a nós, os administradores da cidade, dos Estados, do país e do mundo, uma reflexão para que nós possamos manter esse equilíbrio do clima. A sua presença aqui, ministra, representando o governo do presidente Lula, trazendo recursos, aportando recursos aos cofres dessas prefeituras, para que nós possamos melhor assistir à população do nosso estado, nos traz muita alegria”, afirmou o prefeito.

A ministra Nísia Trindade afirmou que o governo federal busca encaminhar soluções estruturantes nas ações voltadas, tanto para a atenção primária à saúde quanto média e alta complexidades. “É fundamental esse trabalho conjunto de governo federal, Estados e municípios, por isso venho hoje com muito empenho e compromisso, sabendo que os problemas são muitos, mas afirmando que essa portaria vem de um trabalho de meses, que foi acelerado em função dessa realidade”, completou.

Operação “Estiagem”

Como parte das ações, a Prefeitura de Manaus vem atuando com uma força-tarefa para levar ajuda humanitária às famílias afetadas pela severa estiagem. Até esta segunda, 16/10, já foram atendidas mais de 5,3 mil famílias dos rios Negro e Amazonas, com a distribuição de 6.040 cestas básicas e itens higienes para 59 comunidades ribeirinhas, sendo 33 no rio Negro, 4 no Puraquequara, 12 no Baixo Amazonas e 10 no Tarumã-Açu.

Além disso, 60 mil litros de água potável foram distribuídos, prioritariamente, para as comunidades que não possuem poço artesiano ou que o poço ou o lago atendido secou por conta da vazante.

Texto – Beathriz Torres / Semcom

Fotos – Dhyeizo Lemos / Semcom