Prefeito realiza entrega de R$ 6,8 milhões para organizações contempladas no edital do Fundo Manaus Solidária

29/05/2023 18h09

O prefeito de Manaus, David Almeida, assinou, na tarde desta segunda-feira, 29/5, o termo de fomento que oficializa a realização da 2ª edição do Edital do Fundo Manaus Solidária (FMS), que contempla 69 Organizações da Sociedade Civil (OSCs) com o valor de até R$ 100 mil. No total, serão R$ 6,8 milhões de investimentos em projetos autossustentáveis, geradores de trabalho, renda e inclusão social. O evento aconteceu no Parque Municipal do Idoso (PMI), no bairro Nossa Senhora das Graças, zona Centro-Sul.

Diante dos presentes no parque do Idoso, David Almeida fez questão de destacar a importância do trabalho realizado pelas organizações, afirmando que, muitas vezes, são eles que realizam o primeiro atendimento a população que mais precisa.

“Eu conheço e sei o tamanho do problema de vocês para desenvolver um trabalho. Quando um professor abre sua academia, ele está dando a oportunidade para que as crianças possam ter um futuro no esporte. Quando a associação de catadores vem em busca de ajuda no poder público, eles procuram o braço amigo da prefeitura para poder desenvolver o seu trabalho, ampliar e é isso que nós temos feito. Essas organizações vão onde o governo federal, estadual e municipal não vão”, enfatizou Almeida.

Acompanhado pelo diretor-presidente do FMS, Emerson Castro, o chefe do Executivo municipal também salientou a dedicação dos organizadores das ações, que na grande maioria das vezes, trabalham como voluntários.

“Vocês estendem a mão para ajudar os que mais precisam e agora o poder público municipal entra para, justamente com vocês, dar um pouco de condição para que possam continuar trabalhando e o resultado é visível e notório aos olhos da sociedade e da comunidade.  Nós sabemos que muitos de vocês são voluntários. Vocês são os verdadeiros heróis e voluntariado faz a diferença na sociedade. Vocês são instrumentos de Deus para ajudar quem mais precisa e merecem ser reconhecidos”, afirmou o prefeito.

Ao ser questionado sobre as organizações contempladas, Emerson Castro citou que na segunda edição do edital, o FMS conseguiu ampliar de 63 para 69 o número de projetos aprovados. Outro ponto importante é que todas as zonas da capital amazonense estão representadas no edital.

“Quero agradecer ao prefeito porque só quem ganha com essa ação são as organizações e a sociedade. Esse é o segundo ano em que realizamos o edital e conseguimos aumentar um pouco o número dos contemplados. Se Deus quiser, ano que vem, vamos aumentar mais ainda. Isso só comprova o compromisso da gestão em atender melhor a população e auxiliar em programas desenvolvidos nas comunidades de Manaus”, disse o secretário.

Entre os projetos contemplados está: o Lar Batista Janell Doyle; a Associação Educacional e Beneficente Pão da Vida – Nacer; o Núcleo de Amparo Social Tomás de Aquino – abrigo Moacir Alves; a Casa da Criança; e a Associação Beneficente O Pequeno Nazareno.

A lista completa das organizações contempladas foi publicada na edição do último dia 13, do Diário Oficial do Município (DOM).

Texto – Thiago Fernando / Semcom

Fotos – Dhyeizo Lemos e João Viana / Semcom