Prefeito anuncia R$ 22 milhões em patrocínios privados e apoios para o ‘#SouManaus 2023’ e enfatiza importância de pensar Manaus como referência mundial

28/08/2023 20h36

O prefeito de Manaus, David Almeida, anunciou, na tarde desta segunda-feira, 28/8, a lista completa dos patrocinadores privados e apoios que vão investir, no total, R$ 22 milhões para a realização do “#SouManaus Passo a Paço 2023”. Salientando a presença do DJ David Guetta e mais 13 atrações nacionais, o chefe do Executivo municipal destacou a importância de pensar grande para Manaus, tornando a cidade uma referência para o mundo e deixando no passado a expressão “Porto de Lenha”, eternizada pelo poeta Torrinho.

“Manaus não é mais um ‘Porto de Lenha’ como na música do Torrinho. Manaus é a sexta ou sétima cidade do Brasil e precisamos pensar desta forma. Temos que colocar Manaus para cima como protagonista. O evento terá o custo aproximado de R$ 28 milhões, sendo que R$ 22 milhões serão pagos pelos patrocinadores privados e apoios. Assim, o poder público irá arcar com R$ 6 milhões, valor referente a menos da metade do que estava orçado na LOA 2023, que era de R$ 13 milhões”, enfatizou Almeida.

Essa será a primeira vez que a Prefeitura de Manaus realizará um evento com a maior parte dos recursos oriundos do setor privado, fato que confirma o compromisso da atual gestão do prefeito David Almeida em respeitar o dinheiro público.

David Almeida fez questão de salientar o crescimento do festival em sua segunda edição com a nova roupagem. Prova disso é que a expectativa é de 150 mil pessoas por noite em um complexo de mais de 44 mil metros quadrados, com 10 áreas de ocupação, sendo 7 palcos.

Outro ponto citado foi a parceria público-privada estabelecida para o festival. David Almeida usou exemplos como do Carnaval de Salvador e Festival de Parintins, onde uma parte dos ingressos também é comercializado, o que proporciona a oportunidade de investir em maiores atrações para o público.

“No ano passado, tínhamos o palco principal para 40 mil pessoas. Agora esse palco foi para 60 mil. O da Alfândega, eram 12 mil e agora vamos para 20 mil. Vale ressaltar que as pulseiras e os ingressos são apenas para o acesso aos palcos, mas todas as demais áreas são abertas ao público. Foram muitas mentiras espalhadas nos últimos dias. De 150 mil pessoas diária, teremos a venda de apenas 2,5 mil ingressos. Apenas com o valor pago por esta empresa que participou do edital, nós pagamos todos os artistas locais e gospel”, informou.

Valorização do Artista Local

A Prefeitura de Manaus, por meio da Manauscult, aumentou em mais de 580% o número de artistas locais em relação a primeira edição, em 2015, onde apenas 12 artistas locais estiverem envolvidos.

Nesta edição, são mais de 700 trabalhadores da cultura, distribuídos em 9 segmentos, representados, legalmente, por 70 bandas, entre pessoas físicas e jurídicas.

Outro ponto positivo ressaltado por David Almeida é a criação de mais de 5 mil empregos diretos e indiretos. Serão 70 artistas musicais, 700 trabalhadores da cultura, 160 trabalhadores da cenografia. 75 artesãos, 200 manipuladores de alimentos na Praça de Alimentação e Feira da Semacc – Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento, Centro e Comércio Informal, e 2.5 mil prestadores de serviços.

Patrocinadores e apoiadores

No total, o #SouManaus 2023 contará com 19 patrocinadores e 8 apoiadores. São eles:

Patrocinadores

4. VINCI AIRPORTS

5. MANAUARA SHOPPING

6. TRAKTO

7. FEDERAÇÃO DAS INDÚSTRIAS DO ESTADO DO AMAZONAS (FIEAM)

8. SECRETARIA DE CULTURA E ECONOMIA CRIATIVA (GOVERNO DO AMAZONAS

Texto – Thiago Fernando / Semcom