Prefeitura promove evento de integração para mais de 800 novos servidores da Semsa

14/11/2023 19h55

A Prefeitura de Manaus promoveu um evento de integração para 835 novos servidores da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), nesta terça-feira, 14/11, aprovados no concurso público de 2021 da pasta, visando acolher os profissionais e contribuir para o desenvolvimento qualitativo dos serviços voltados à população. A atividade ocorreu no auditório Nina Lins, da Universidade Nilton Lins, no bairro Parque das Laranjeiras, zona Centro-Sul, em duas turmas, pela manhã e à tarde.

O encontro teve a presença da titular da Semsa Manaus, Shádia Fraxe, que deu as boas-vindas aos servidores empossados neste ano, ao lado dos subsecretários de Gestão da Saúde, Djalma Coelho, e de Gestão Administrativa e Planejamento, Nagib Salem, além de outros gestores, diretores e gerentes da pasta.

Shádia lembrou que a realização de um concurso público era um sonho da sua gestão à frente da Semsa, prontamente atendido pelo prefeito David Almeida, e antecipou que uma nova convocação do certame, realizado em 2022, será realizada no próximo mês. “Em dezembro, chamaremos mais 500 aprovados, que começarão o ano cheios de novidades”.

A secretária ainda reforçou a importância do Sistema Único de Saúde (SUS), enfatizando que a atenção básica em Manaus foi avaliada pelo Ministério da Saúde como a melhor dentre as capitais, nos últimos seis quadrimestres.

“Esperamos que todos façam verdadeiramente parte da Semsa, e vamos juntos fazer o SUS melhor, vamos ser o diferencial do Brasil”, declarou.

Durante o evento, coordenado pela Diretoria de Gestão e da Regulação do Trabalho em Saúde, diretores e gestores da Semsa apresentaram palestras enfocando a estrutura e o funcionamento da pasta, direitos e deveres do servidor, ética profissional, regime previdenciário municipal, saúde e bem-estar no trabalho, entre outros temas.

Conforme a diretora de Gestão e da Regulação do Trabalho em Saúde, Mircleide Santana, a proposta da acolhida foi a de possibilitar uma integração mais efetiva dos servidores na Semsa, assim permitindo a eles desenvolver melhor suas atividades na secretaria.

“Apresentamos a eles a secretaria, incluindo sua missão, visão e valores, e também seus direitos e deveres como servidores. Esperamos que eles saiam fortalecidos, tendo um melhor conhecimento de como funciona a Secretaria Municipal de Saúde”, apontou.

Uma das participantes do evento de integração, a agente comunitária de saúde, Karla Lima, de 26 anos, que já vem atuando nos últimos meses junto à Unidade de Saúde da Família (USF) Frei Valério Di Carlo, no bairro Novo Israel, zona Norte. Ela destacou que as apresentações lhe permitiram conhecer mais sobre o funcionamento da secretaria, dos fluxos internos de trabalho aos serviços ofertados à população.

“É importante para termos uma visão mais ampliada de como funciona a Semsa não na porta de entrada da saúde, na unidade básica ou no Samu (Serviço Médico de Atendimento de Urgência), como também dos trâmites administrativos, dos nossos direitos e deveres”, disse.

Texto – Jony Clay Borges / Semsa

Fotos – Artur Barbosa / Semsa