Prefeitura de Manaus dá boas-vindas aos novos estagiários de Direito da PGM

12/04/2023 11h36

A Prefeitura de Manaus, por meio da Procuradoria Geral do Município (PGM), realizou, nesta quarta-feira, 12/4, o acolhimento de 18 novos estagiários do curso de Direito que irão, pelos próximos dois anos, compor o quadro de servidores na pasta. A ação aconteceu na sede da instituição, localizada na avenida Brasil, bairro Compensa, zona Oeste.

Presente no evento, o procurador-geral do município, Rafael Bertazzo, comentou a chegada dos novos estagiários, destacando a importância desta etapa na formação profissional dos estudantes.

“O processo de estágio é relevante na formação de qualquer estudante, porque nele, o estudante começa a colocar em prática todo o conhecimento que adquire na faculdade. Ele consegue ver aquela teoria que é colocada dentro da sala de aula na prática, no dia a dia, da Procuradoria-Geral do Município”, afirmou Bertazzo.

Oportunidade

A seleção dos estagiários ocorreu por meio de parceria com o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE). Rafael Bertazzo explicou que essa oportunidade será importante para que os futuros advogados entendam a dinâmica adotada nos processos do poder público municipal.

“Dentro do estágio no serviço público, começamos a desmistificar alguns mitos. Muitas vezes se fala que o serviço público é burocrático, é demorado, mas a gente verifica que existem algumas amarras, mas elas são necessárias para que a gente possa garantir legitimidade, legalidade e eficiência”, salientou o procurador.

Na primeira etapa, foram selecionados 18 estudantes do curso de Direito, porém, de acordo com o procurador Pablo Negreiros, esse número pode duplicar e abranger outras áreas.

“Esses estagiários vão poder obter o conhecimento da prática processual, tanto administrativa quanto jurídica da cidade de Manaus, e eles vão ver, na prática, como é ser um advogado do município. Nesse primeiro momento, são 18 vagas que acordamos em convênio com CIEE e, no momento oportuno, que possamos vir a dobrar esse número de vagas, claro resguardado o interesse da coletividade do município de Manaus”, destacou Negreiros.

Questionada sobre a oportunidade de trabalhar na Prefeitura de Manaus, a estudante do 5º período de Direito, Hadassa Paiva, 20 anos, não escondeu sua felicidade, pois irá entrar em uma área importante para o funcionamento da cidade. “É maravilhosa essa oportunidade, porque onde estou trabalhando, neste momento, o foco é a parte criminal. Sei que será um pouco diferente, mas irei abranger outras áreas como a parte tributária e até mesmo administrativa. Eu acho que a melhor coisa para quem quer ser advogado é ter a oportunidade de exercer o seu conhecimento em todo o processo da matéria. Além disso, trabalhar com pessoas que sabem é perfeito”, finalizou.

Texto – Thiago Fernando/Semcom

Fotos – Aguilar Abecassis/Semcom