Prefeitura de Manaus realiza formação do Programa de Tutoria Educacional para professores em estágio probatório

03/03/2023 14h20

Professores em estágio probatório da educação infantil e do 1º ao 9º do ensino fundamental, da Prefeitura de Manaus, participaram, nesta sexta-feira, 3/3, da formação do Programa de Tutoria Educacional, no auditório da Secretaria Municipal de Educação (Semed), no bairro Parque 10 de Novembro, zona Centro-Sul. Participaram 458 educadores chamados do cadastro de reserva do último concurso público de 2017 e do Processo Seletivo Simplificado (PSS) de 2021. A meta do encontro é acolher os profissionais recém-empossados e apresentar a estrutura organizacional da pasta.

O Programa de Tutoria Educacional é executado pela Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério (DDPM) da Semed, que desde 2018 promove a integração dos educadores em estágio probatório. Neste período, já foram atendidos em movimentos presenciais e remotos cerca de 9.981 professores recém-ingressos na rede de ensino, com diversas ações como: palestras, oficinas, tutoriais e dinâmicas.

A chefe da DDPM, Inez Alcântara, destacou o trabalho realizado com os novos professores, que têm na formação a chance de saber como funciona a secretaria, bem como o trabalho a ser executado nas escolas.

“A importância é gigantesca. Como professora, eu vejo a importância de acolher os novos professores na rede. Ter esse conhecimento da estrutura da Semed, do funcionamento de todo o sistema, é essencial para quem está chegando se sentir abraçado pela secretaria. A equipe do programa Tutoria Educacional vai orientar esses professores na escola, dando suporte necessário para que o processo de ensino aprendizagem se desenvolva com eficiência”, comentou.

Aprendizado

O professor de Artes, David Ferreira Silva, da escola municipal Sonia Maria, bairro Jorge Teixeira, zona Leste, já conhecia o programa, mas agora ampliou as informações sobre o Tutoria Educacional.

“Pretendo agregar tudo isso, além também de estar orientando e passando as informações devidas ao aluno. Como eu pretendo fomentar a cultura para isso, é necessário esse aprendizado. Hoje foi um dia produtivo, pois estou a cada momento levando esse conhecimento e juntando para a gente concretizar um excelente ensino com os alunos”, citou.

A professora Katiane Pinheiro de Freitas, da escola municipal Erasmo Linhares, no Parque das Nações, bairro Flores, zona Centro-Sul, ficou satisfeita em ter participado do encontro.

“Gostei muito da formação, porque a minha história é de luta, superação e conquista. Foi muito difícil chegar aqui. Minha mãe foi da rede e me ensinou esse caminho. Sempre tive amor pela profissão, porque minha família é de educadores. Essa formação me deixou muito feliz, e quando entrei imaginei que não tinha, mas hoje tenho formação, tenho apoio e vou procurar levar os conhecimentos desse encontro para a minha vida profissional”, finalizou.

Texto – Paulo Rogério / Semed

Fotos – Matheus Perdiz / Semed