Prefeitura e Águas de Manaus inauguram sistema de abastecimento de água na comunidade Itaporanga

Por Prefeitura de Manaus

04/10/2023 20h10

Icone audio

A comunidade Itaporanga, na zona Norte de Manaus, acaba de ser contemplada com um sistema de abastecimento de água. A iniciativa vai beneficiar 4 mil moradores da localidade que, a partir de agora, terão acesso à água 24 horas por dia, sem interrupções. A medida é um compromisso da gestão do prefeito David Almeida de proporcionar o acesso à água tratada às famílias residentes em comunidades vulneráveis da cidade. 

O sistema Itaporanga foi construído pela concessionária Águas de Manaus e, para garantir que as famílias recebam água tratada nas torneiras, foram implantados mais de 8 mil metros de rede de abastecimento. 

O local também recebeu um Centro de Produção de Água Subterrânea (Cpas), de 200 metros de profundidade, que foi instalado, exclusivamente, para atender a área. A estrutura tem capacidade de produzir aproximadamente 82 mil litros de água, por hora, e irá assegurar a melhoria da qualidade de vida das famílias que vivem no local. 

“Estou aqui há três anos e não via a hora da água encanada chegar. Agora temos água 24 horas é a certeza de que outros serviços virão”, comemorou a dona de casa Girlene Buffon. 

A comunidade também será contemplada com um reservatório com capacidade para 200 mil litros de água. Toda água captada pelo Cpas passará por processo de tratamento, e, desta forma, irá garantir qualidade do líquido e saúde para os moradores da região.

A execução do projeto contou com a fiscalização da Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados do Município de Manaus (Ageman) e da Unidade Gestora de Projetos Municipais de Abastecimento de Água.

“Acompanhamos desde o início os trabalhos realizados aqui. No total já são mais de 85 localidades que na gestão do prefeito David Almeida receberam água de qualidade, beneficiando no total mais de 250 mil pessoas. Esse tem sido o diferencial do nosso trabalho que tem priorizado também as áreas mais vulneráveis de Manaus, a exemplo do que fizemos aqui”, afirmou o diretor-presidente da Ageman, Elson Andrade Ferreira da Silva. 

Ao longo da semana, equipes da Ageman acompanharam os trabalhos da concessionária, durante a realização de testes hidráulicos e instalação dos hidrômetros em cada residência para concretizar o acesso à água potável. 

Por se tratar de uma comunidade vulnerável, todos serão cadastrados na Tarifa Manauara, que concede desconto de 50% no valor da tarifa de água e esgoto.

“A nossa responsabilidade agora é garantir a regularidade do abastecimento pois sabemos que a comunidade está crescendo e nós precisamos garantir a continuidade do serviço”, afirmou o diretor-presidente da Águas de Manaus, Diego Dal Magro. 

— — —

Texto – Tereza Teófilo / Ageman

Fotos – Phil Limma / Semcom

Disponíveis em – https://flic.kr/s/aHBqjAXg54