Visa Manaus monitora evento que reuniu profissionais de tatuagem

Por Prefeitura de Manaus

04/03/2024 16h11

Icone audio
#paratodosverem – fiscais da Vigilância Sanitária em evento de tatuagem

A Vigilância Sanitária da Prefeitura de Manaus monitorou um festival de tatuagens, realizado no domingo, 3/3, em uma casa de eventos, na zona Oeste da capital amazonense. Os fiscais da Visa Manaus acompanharam a atividade, inspecionando equipamentos e materiais de cada um dos estúdios participantes.

O diretor do órgão, vinculado à Secretaria Municipal de Saúde, Ewerton Wanderley, destacou a importância da ação da vigilância sanitária no trabalho de tatuagem, que requer atenção especial do ponto de vista da segurança sanitária, por ser um procedimento realizado diretamente na pele. “É um trabalho que necessita de equipamentos e materiais de qualidade e origem certificada, profissionais qualificados e uso de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual), dentre outros cuidados”, enfatizou o diretor.

Ainda de acordo com o diretor, todos esses elementos são verificados no trabalho de fiscalização dos estúdios de tatuagem, pela Gerência de Vigilância de Serviços (GEVSER) da Visa Manaus, para assegurar a saúde e bem-estar do público.

O evento reuniu 40 tatuadores profissionais com atuação na cidade. Augusto Vidal, de 32 anos, foi um dos coordenadores do festival e ressaltou a importância da participação da Vigilância municipal no evento. “Os esforços de conscientização sobre segurança sanitária e as inspeções da Visa Manaus incentivam o cuidado entre os profissionais, tornando essa atividade cada vez mais segura na cidade”.

Julian Tattoo, 31, um dos tatuadores que trabalhou no evento, acredita que é fundamental poder contar com as orientações da Vigilância. “É muito legal poder participar desse evento, principalmente com o pessoal da Vigilância, porque eles passaram todo o feedback necessário para a gente, e ninguém ficou com dúvida de nada. Podemos ver isso inclusive nos profissionais que começaram a tatuar mais recentemente: todos estão muito bem orientados, ligados nos procedimentos de segurança”, afirmou.

A população pode denunciar irregularidades sanitárias relativas a produtos e serviços por meio da Ouvidoria da Visa Manaus, no número (92) 98842-8481, ou pelo e-mail visamanaus.ouvidoria@gmail.com.

— — —

Texto – Renildo Rodrigues / Semsa

Foto – Divulgação / Semsa