Vacina contra gripe é segura e protege contra casos graves, reforça Prefeitura de Manaus

18/05/2023 12h43

A vacina contra a gripe é segura? Pode ser tomada com outras vacinas? Há efeitos colaterais? A Prefeitura de Manaus esclarece estas e outras dúvidas da população sobre a vacina contra a Influenza, ou gripe, reforçando que ela é segura e oferece proteção contra casos graves causados pelo vírus Influenza A e B. Desde esta quinta-feira, 18/5, o imunizante está disponível para toda a população a partir dos seis meses de idade em 171 salas de vacina da capital.

Causada pelo vírus Influenza, a gripe vem, nos últimos 25 anos, sendo alvo de campanhas nacionais de vacinação, que em Manaus são conduzidas pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa). Conforme a gerente de Imunização da pasta, enfermeira Isabel Hernandes, as mobilizações contribuíram para reduzir sintomas e prevenir complicações da doença, evitando com isso a sobrecarga nos serviços de saúde.

“Quem toma a vacina tem menos chance de adoecer ou evoluir para casos graves, promovendo uma maior proteção para todos. A vacina contra a gripe é segura, e os eventuais efeitos colaterais, que muitas pessoas temem e que podem confundir como sendo os próprios sintomas de uma gripe, são reações transitórias e leves do organismo”, afirmou Isabel.

A semelhança entre possíveis efeitos colaterais e os sintomas da gripe, ressalta a enfermeira, de forma nenhuma significa que a pessoa desenvolveu a doença como resultado da vacinação. “Não há possibilidade de uma pessoa ser ‘contaminada’ pela vacina, pois ela é produzida a partir do vírus inativado, que não pode causar a doença”, assegurou.

Conforme Isabel, a vacina induz a resposta imunológica do organismo, porém isso não ocorre de forma imediata, levando de 10 a 15 dias para este processo ocorrer. Embora efetiva, a proteção adquirida pela pessoa vacinada deve ser renovada anualmente por conta da constante mutação do vírus da Influenza.

Na atual edição da campanha contra a Influenza, é utilizada a vacina trivalente, produzida pelo Instituto Butantan e que protege contra três cepas do vírus Influenza, duas do tipo A (H1N1 e H3N2) e uma do tipo B.

A gerente de Imunização da Semsa destaca ainda que a existência de outros problemas ou condições de saúde não impede que a pessoa receba o imunizante. “Pelo contrário, as pessoas com comprometimento da saúde estão entre os grupos definidos pelo Ministério da Saúde como prioritários para receber a vacina, de forma a evitar complicações decorrentes da gripe nessa população”, salientou.

Da mesma forma, apontou Isabel, não é necessário tomar a vacina contra a gripe em separado de outros imunobiológicos. “Ela não interfere na ação de outras vacinas, portanto não há necessidade de a pessoa dar um intervalo para receber outros imunizantes que estejam disponíveis no seu calendário vacinal”, orientou.

Campanha

A 25ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza começou em Manaus no dia 27/3, com a oferta do imunizante para 17 grupos prioritários nas 171 salas de vacina das unidades gerenciadas pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa). A vacina continua disponível para esses grupos, e também para toda a população com 6 meses de idade ou mais, a partir desta quinta-feira, 18, enquanto durarem os estoques.

A vacinação contra a gripe acontece nas unidades que funcionam no horário regular, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e também nas de horário ampliado, das 8h às 20h. O imunizante é ofertado ainda aos sábados, das 8h às 12h, em nove unidades de saúde da Semsa. Os locais podem ser conferidos no link: bit.ly/salasdevacinamanaus.

Texto – Jony Clay Borges / Semsa

Fotos – Graziela Praia / Semsa