Vacina contra Covid-19 está disponível em 73 unidades da Prefeitura de Manaus nesta semana

17/12/2023 11h01

A Prefeitura de Manaus dá continuidade à campanha de imunização contra a Covid-19 nesta semana, de segunda a sexta-feira, 18 a 22/12, ofertando a aplicação de doses em 73 unidades gerenciadas pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa). Os locais de vacinação estão distribuídos em todas as zonas da capital, sendo que nove deles funcionam em horário ampliado, das 8h às 20h, e as demais, no horário regular, das 8h às 17h.

Conforme a subsecretária de Gestão da Saúde em exercício, Aldeniza Araújo, todas as pessoas a partir dos 6 meses de idade podem ser vacinadas contra a Covid-19. Para receber a dose, orienta a gestora, os usuários devem se dirigir a um dos pontos de vacinação da Semsa e apresentar documento oficial de identidade com foto, CPF ou Cartão do Sistema Único de Saúde (SUS).

“Pessoas a partir dos 12 anos podem procurar qualquer uma das 73 unidades da secretaria para se vacinar. Já as crianças de até 11 anos são atendidas em unidades específicas, devendo estar acompanhadas dos pais ou responsáveis”, explica Aldeniza, acrescentando que a Semsa dispõe de 14 unidades voltadas às crianças menores de 5 anos, e 35 para atendimento das crianças de 5 a 11 anos.

A lista de unidades que ofertam a aplicação de doses contra a Covid-19, com endereços, horários de funcionamento, públicos e vacinas ofertadas, está disponível em: bit.ly/localvacinacovid19.

A subsecretária orienta a população a manter atualizado o esquema vacinal contra a doença, que prevê duas doses no esquema primário, mais dose de reforço, observando o intervalo de quatro meses entre as aplicações.

“A pessoa que está com as doses em dia tem menos risco de contrair a Covid-19 ou de ter complicações graves decorrentes da doença. O vírus continua presente, e por isso devemos manter as medidas de prevenção, sendo a vacinação a principal delas”, afirma Aldeniza.

Os usuários em dúvida sobre a situação vacinal podem consultar as doses já recebidas e a receber, por meio da plataforma Imuniza Manaus (imuniza.manaus.am.gov.br), bastando informar o número do CPF.

Texto e fotos – Divulgação / Semsa